Já os setores que amargaram queda
nas vendas foram os de artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%);
material de construção (-1,9%); equipamentos e material para escritório,
informática e comunicação (-2,0%); livros, jornais, revistas e
papelaria (-2,2%); tecidos, vestuário e calçados (-2,6%); e artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,6%).
Os dados do IBGE mostram ainda que na comparação com maio de 2012,
apenas a atividade de equipamentos e material para escritório,
informática e comunicação ficou negativa (-0,5%). O destaque de alta
ficou com combustíveis e lubrificantes, segmento que apresentou aumento
de 8,8% nas vendas.
Hiper e supermercados são destaque
Apesar da inflação, as vendas de hiper e supermercados voltaram a
registrar em maio o principal impacto positivo na formação da Pesquisa
Mensal do Comércio. Na comparação com maio de 2012, o segmento
apresentou um crescimento de 2,6% no volume de vendas.
Para o IBGE, o incremento das vendas a despeito dos aumentos de
preços pode ser justificado pela estabilidade do mercado de trabalho e
pela comemoração do Dia das Mães. No acumulado do ano, o segmento apurou
alta de 0,5% e, em 12 meses, de 4,8%.
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