quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ministério do Turismo dá dicas para contratar agências de viagem

Segundo o Ministério do Turismo, se o serviço ou pacote de viagem for cancelado sem autorização do consumidor, o mesmo deve recorrer ao Procon estadual
A Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) estima que 5,7 milhões de brasileiros contrataram os serviços de agências em 2012. Para este ano, a expectativa da entidade é que as vendas aumentem mais 10%. Diante de tanta demanda, o Ministério do Turismo chama a atenção dos consumidores para alguns cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da viagem.
O primeiro deles é checar se a empresa consta no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do Ministério que reúne os prestadores de serviços turísticos que operam legalmente.
Outro cuidado que se deve ter é informar-se junto à agência se os passeios turísticos durante a viagem estão incluídos no pacote contratado ou serão cobrados à parte. O consumidor também deve pedir com antecedência o documento de confirmação de reserva do hotel, a nota de débito ou recibo da fatura da hospedagem, a marcação de assentos antecipada, o roteiro e a programação da viagem.
O Ministério alerta ainda para o fato de que, em caso de cancelamento do serviço ou do pacote turístico, sem autorização do cliente, o mesmo poderá acionar o Procon de seu estado, uma vez que a prática viola o Código de Defesa do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário