A
Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) estima que 5,7
milhões de brasileiros contrataram os serviços de agências em 2012. Para
este ano, a expectativa da entidade é que as vendas aumentem mais 10%.
Diante de tanta demanda, o Ministério do Turismo chama a atenção dos
consumidores para alguns cuidados que devem ser tomados antes, durante e
depois da viagem.
O
primeiro deles é checar se a empresa consta no Cadastur, sistema de
cadastro de pessoas físicas e jurídicas do Ministério que reúne os
prestadores de serviços turísticos que operam legalmente.
Outro
cuidado que se deve ter é informar-se junto à agência se os passeios
turísticos durante a viagem estão incluídos no pacote contratado ou
serão cobrados à parte. O consumidor também deve pedir com antecedência o
documento de confirmação de reserva do hotel, a nota de débito ou
recibo da fatura da hospedagem, a marcação de assentos antecipada, o
roteiro e a programação da viagem.
O
Ministério alerta ainda para o fato de que, em caso de cancelamento do
serviço ou do pacote turístico, sem autorização do cliente, o mesmo
poderá acionar o Procon de seu estado, uma vez que a prática viola o
Código de Defesa do Consumidor.
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