
Ambos os indicadores formam os chamados "termômetros" da sociedade brasileira, tendo por base pesquisa conduzida trimestralmente pelo Ibope Inteligência. Os dados desta edição foram colhidos entre 08 e 11 de junho de 2013 com 2002 eleitores com 16 anos, ou mais, em 143 municípios.
"Apesar de registrar aumento em junho, o medo do desemprego mantém-se em patamar historicamente baixo. Em particular, o índice encontra-se 4,6% abaixo do registrado em junho de 2012", acrescentou a Confederação Nacional da Indústria.
O aumento no medo do desemprego, segundo a entidade, foi comum à maioria das regiões brasileiras, exceto o Nordeste, cujo índice registrou queda de 1,1%. O maior aumento do medo do desemprego foi registrado nas regiões Norte e Centro-Oeste. O indicador destas regiões cresceu 13,2% e alcançou o maior valor entre todas.
Satisfação com a vida
O Índice de Satisfação com a Vida (ISV), por sua vez, mostrou o terceiro recuo consecutivo em junho, atingindo 102,9 pontos (o menor valor desde março de 2009, quando estava em 102,4 pontos). O índice também está 1,2% abaixo do registrado em junho de 2012.
"A satisfação com a vida se reduziu na comparação com março de 2013 para a quase totalidade dos diferentes cortes da pesquisa (gênero, idade, grau de instrução, renda familiar, condição e porte do município e região). A única exceção foi o ISV para renda familiar de até 1 salário mínimo (SM), que aumentou 2,9% na comparação com março. Já a maior queda foi registrada para o Índice para renda familiar acima de 10 SM: 5,0%", informou a CNI.
Fonte: Uol - Consumidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário