segunda-feira, 1 de julho de 2013

O que observar antes de contratar colônia de férias

Especialistas dão dicas do que observar antes de escolher o local onde os filhos vão passar os dias de folga.
Colônia de férias pode ser uma boa ideia para pais que buscam ocupar os filhos durante o período das férias escolares na segunda quinzena deste mês. Segundo especialistas, no entanto, é preciso tomar uma série de precauções antes de escolher o local onde os pequenos vão passar seus dias de folga. Como qualquer prestadora de serviço, a empresa ou clube que oferece colônia de férias deve cumprir as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). É o caso da necessidade de ser firmado contrato com informações claras sobre valores, infraestrutura e atividades que serão realizadas.
1 - Contrato


Tudo que tiver sido acertado verbalmente ou constar de folhetos publicitários deve estar escrito no contrato: formas de pagamento, atividades, cardápio, acomodações, equipe, atendimento médico e condições para desistência. É imprescindível que se observem todos os detalhes para não haver dor de cabeça no futuro.
2 - Equipe


Os recreadores responsáveis pelas atividades tem que ser pessoas qualificadas. Informe-se com outros pais e peça indicações de empresas confiáveis. Peça um currículo resumido dos coordenadores e de seus colaboradores.
3 - Local


Deve-se verificar se o local tem a infraestrutura necessária para atender tudo que foi estipulado no contrato. Se possível, visite o lugar antes de fechar o contrato para conhecer as instalações. Dê bastante atenção a segurança: saídas de emergência e extintores de incêndio são itens fundamentais. Verifique se os brinquedos não estão enferrujados e se seguem as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
4 - Alimentação


Informe-se se o cardápio do local adequa-se às preferências da criança. Assegure que a empresa oferece opções de alimentação saudável. Se puder, verifique também a cozinha e o refeitório do local.
5 - Assistência Médica


Informe-se se a colônia de férias possui uma enfermaria ou uma equipe que possa dar primeiros socorros em casos de acidentes. O seguro médico não é obrigatório, o melhor é que haja atendimento médico no local. Verifique ainda qual é o encaminhamento em caso de acidente com gravidade com a criança, para qual hospital ou clínica ela será encaminhada.
6 - Atividades


Busque atividades diversificadas que sejam adequadas ao perfil da criança. Muitas colônias de férias oferecem pesseios culturais, esportes, aulas de teatro e de fotografia.
7 - Pesquisa


Se for contratar uma empresa que não tenha referência, procure saber se há reclamações na Justiça e no Procon contra ela.
8 - Pagamento


A forma de pagamento deve estar presente no contrato. Se a empresa cancelar a colônia, deve devolver os valores pagos. O ressarcimento deve ser feito da mesma forma do pagamento: se foi feito à vista, a devolução deve ser feita da mesma maneira.
9 - Desistência


Verifique no contrato se há um período pré-estabelecido para a desistência, caso a criança não se adapte à colônia de férias e a possibilidade da devolução do dinheiro pago integral ou parcialmente. Se não estiver previsão em contrato, não é obrigação da empresa fazer a devolução. Se preferir, combine de pagar um diária ou a semana, por exemplo, para fazer uma experiência com a criança.
Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário