domingo, 26 de agosto de 2012

10 dicas que todo usuário de iPhone e iPad deve saber

Os smartphones não são chamados de inteligentes por acaso, muitos deles possuem funções que os usuários desconhecem. No caso do iPhone e do iPad isso não é diferente. Confira 10 truques que os usuários precisam conhecer para melhor utilizar os seus aparelhos.
1- Acessar as notificações: se o iPhone está definido para mostrar as notificações de mensagens, Facebook e e-mail em forma de pop-up, não é necessário desbloquear a tela, digitar a senha e clicar no aplicativo. Basta arrastar o pop-up para a direita e ele abrirá direto no aplicativo, ao menos que a senha de quatro dígitos esteja ativada, neste caso, depois de arrastar a notificação, será necessário digitar a senha.
2- Barra de rolagem: para voltar para o topo da página, sem cansar seu dedo, toque uma vez na barra de status, onde ficam indicados o tempo e a vida da bateria, e a página irá direto para o topo. É muito útil para websites, e-mails e contatos.
3- Atalhos no teclado: teclados touch costumam ser complicados de utilizar, porém existem alguns atalhos que facilitam muito:
E-mail - Toque e segure o botão “Escrever Nova Mensagem” no Mail para trazer, automaticamente, todos os rascunhos salvos no e-mail.
Quando for escrever um endereço de e-mail, pressione a tecla de ponto e aparecerá algumas terminações, como “.com” ou “.org”.
Mensagens - Quando estiver enviando uma mensagem, em vez de mudar para o teclado numérico e depois voltar para o de letras, toque e segure a tecla “123” e em seguida arraste o dedo para selecionar um número. Ao levantar o dedo do número, o teclado de letras voltará a aparecer.
Para inserir emoticons em suas mensagens, vá em “Configurações”, clique em “Geral”, “Teclado”, “Teclados Internacionais”, opte por "Adicionar Novo Teclado" e escolha a opção “Emoji”. Quando for enviar mensagens, toque no globo terrestre, ao lado do botão “123” e selecione o novo teclado.
Internet - Ao inserir um endereço da Web no navegador, mantenha pressionada a tecla “.com” para ver alternativas de  terminações de URL, como “.org” e “.edu”.
Teclado do iPad - É possível dividir o teclado do iPad em duas partes e digitar com os polegares. Vá em “Configuração”, “Geral”, “Teclado” e selecione o “Teclado Split”. Para ver o teclado dividido, arraste os polegares do centro da tela para fora, ou segure o ícone do teclado que fica no canto inferior direito e selecione “Split”. A pessoa pode mover o teclado para cima, ou para baixo, acionando a tecla “Desencaixar”.
4- Pulando de aplicativos: para aqueles que estão usando um aplicativo e não querem ir para a tela inicial e escolher outro, clique duas vezes no botão “Home”, que fica abaixo da tela. Abrirá uma bandeja de aplicativos e basta deslizar o dedo para a esquerda para percorrê-los. No caso do iPad 2 e do novo iPad, coloque quatro dedos na tela e passe todos eles de uma vez. Caso o iPad seja de primeira geração, vá em “Configurações”, “Gestos Gerais” e “Multitarefas”.
5- Tirar fotos da tela: para tirar fotos da tela do iPhone pressione o botão “Home” e o botão “On/Off” simultaneamente para ter uma imagem de tudo que você vê no dispositivo. A imagem fica armazenada no “Rolo da Câmera”.
6- Pesquisas: para encontrar um aplicativo, contato ou e-mail, arraste a tela principal para a direita, ou clique no botão “Home”, quando estiver na tela inicial, e abrirá uma tela de busca.
7- Leitura de sites: para ler páginas de Web na tela do dispositivo, toque no botão “Reader” na barra de URL, no topo da página de Web, aparecerá a uma outra versão do texto, e que ainda esconde propagandas. Porém, não funciona em todos os sites.
8- Câmera (iPhone): para tirar fotos sem utilizar o obturador da tela, aperte o botão (+) do volume. Dessa forma fica mais fácil tirar auto-retratos, ou pedir para estranhos tirar uma foto. É possível também, abrir a câmera, sem desbloquear o celular, basta arrastar para cima o botão com a imagem de uma câmera fotográfica que aparece no canto direito inferior.
9- Porta-retrato digital (iPad): é possível utilizar o iPad como porta-retrato digital. Toque no ícone “Picture Frame”, que aparece à direita da barra de desbloqueio. Coloque o dispositivo em posição stand-up e clique no “Picture Frame”. Também é possível extrair todas as fotos ou álbuns específicos, basta criar um slide-show em “Configurações” e “Picture Frame”.
10- Bloqueio de tela ou som (iPad): o mesmo botão na extremidade direita do seu iPad que trava a tela em modo retrato ou paisagem pode funcionar como um botão de mudo. Basta alterar a função do botão indo em “Configurações”, “Geral”, “Uso interruptor lateral: Bloquear Rotação ou Mudo”. Por padrão, esse botão está em rotação “Lock”. Outra forma rápida de silenciar é clicar duas vezes no botão “Home” e, em seguida, passar da esquerda para a direita para ver um mudo, assim como controles deslizantes para volume e brilho da tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário