quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Quase 90% dos usuários de banda larga estão preocupados com a segurança

Brasileiros têm medo em relação à privacidade de seus dados nas redes sociais

Um estudo feito pela F-Secure revela que 86% dos brasileiros que usam banda larga estão preocupados com a segurança das informações nas redes sociais.
Mais de 80% dos brasileiros disseram ter receio sobre as pessoas que podem ter acesso a fotos e vídeos nessas plataformas. A maior preocupação se dá entre pessoas na faixa etária de 45 a 60 anos.
Troca de arquivos
Segundo o levantamento feito com 6.400 internautas de 14 países, 68% dos brasileiros já compartilham arquivos por meio das mídias sociais.

De acordo com a pesquisa, 50% dos entrevistados no mundo compartilham documentos, fotos, vídeos e músicas pelas redes sociais. No Brasil, 61% dos internautas consideram importante trocar arquivos por meio dessa plataforma.
O levantamento também revela que 75% dos brasileiros consideram o arquivo mais importante que o dispositivo usado para o compartilhamento. Além disso, 74% disseram que já perderam conteúdos importantes, como fotos, vídeos, documentos e e-mails. “Por isso a proteção contra vírus, malwares e outras ameaças cibernéticas continua sendo crucial. A novidade é que agora os internautas estão procurando formas mais seguras e eficazes para armazenar e sincronizar seus arquivos entre os vários dispositivos que possuem e também para compartilhar o conteúdo online, em qualquer lugar e a qualquer hora", afirma o vice-presidente de operações de vendas e operações da F-Secure para a América Latina, Ascold Szymanskyj.
Backup
Outra questão abordada na pesquisa foi em relação às soluções para armazenamento, compartilhamento e backup dos dados.

O meio mais utilizado para compartilhar arquivos ainda é o e-mail (81%), seguido das redes sociais (68%). Já para manter uma cópia dos arquivos, o HD externo (59%) ainda é a forma mais comum.
No caso do Brasil, 20% dos usuários já utilizam uma solução de backup ou armazenamento online, contra 14% da média mundial. No que diz respeito à sincronização de conteúdos entre os dispositivos, a maioria dos entrevistados respondeu que utiliza uma conexão USB entre os equipamentos. "Esse amplo estudo identificou pontos interessantes sobre o comportamento do usuário na internet. Uma das principais conclusões é que, felizmente, as pessoas estão mais conscientes em relação ao risco inerente de ter conteúdos pessoais trafegando na internet”, explica Szymanskyj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário