Mesmo com a possibilidade da portabilidade, 74% dos
clientes mantêm a conta corrente no mesmo banco em que recebe o salário
ou pensão.
Segundo pesquisa da Proteste – Associação de Consumidores, 52% dos
clientes permanecem leais a um mesmo banco por pelo menos dez
anos. Ainda 27% dos 5.095 participantes da pesquisa disseram que mantém a
conta em um mesmo banco por menos de cinco anos e 21% permanecem
clientes do mesmo banco entre cinco e nove anos.
Carteira de clientesO Banco do Brasil foi
instituição mais citada pelos entrevistados, onde 37% disseram ter conta
no banco. Em seguida aparece o Itaú Unibanco, com 18,8%, Bradesco, com
17,5%, Santander, com 11%, Caixa Econômica Federal, com 9,8%, HSBC, com
2,3% e Banco do Estado do Rio Grande do Sul, com 1,4%.
Com relação as taxas de manutenção de conta, 39% dos entrevistados não sabiam informar quanto pagam pela sua conta corrente.
Dentre os que sabiam informar, o valor médio pago por mês é de R$ 54,93.
Satisfação dos clientesDentre os quesitos mais
reclamados, o Santander e o Bradesco possuem destaque negativo, com
relação a informações sobre preços e taxas, custo de manutenção, taxas
para transferências e assistência ao cliente. Por outro lado, o Banrisul
se destacou positivamente em todos eles.
Entre os aspectos positivos como facilidade em obter informações do
status da conta, realização de transações, execução correta das
transações e internet banking, no geral, nenhum banco atingiu notas
altas. No entanto, Banrisul e Itaú/Unibanco se destacam, em relação aos
outros bancos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário