As vendas na semana do Dia dos Pais (6 a 12 de agosto)
cresceram 6% em comparação ao mesmo período de 2011, apontou
levantamento da Serasa Experian. No fim de semana da data, o aumento da
atividade do comércio foi de 5,9%, enquanto no ano passado o
crescimento foi de 7,2% nos mesmos dois dias. Na semana do Dia dos Pais
de 2011, as vendas do varejo tiveram alta de 8,8%.
Para o
economista da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, apesar do crescimento
deste ano ter sido menor do que em 2011, a expansão é significativa, por
ser “um crescimento sobre uma base elevada”. Segundo ele, o resultado
mostra um aumento gradual do consumo, que havia se retraído em função
das dívidas contraídas pelos consumidores, resultando na alta da
inadimplência dos últimos meses.
O economista disse que em junho a
inadimplência entrou em queda. Essa nova conjuntura abre, de acordo com
Almeida, “a perspectiva de um final de ano que repita ou seja um pouco
superior a 2011”, em relação as vendas.
Como ainda estão por vir
duas datas importantes para o comércio – Dia das Crianças e Natal – o
economista acredita que o aumento das vendas do Dia dos Pais tem um
“significado especial”, indicando uma possível recuperação do consumo ao
longo do segundo semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário