Tem sido crescente o número de
reclamações sobre assistência técnica nas entidades de proteção e defesa
dos consumidores, principalmente, em relação a eletrodoméstico ou
eletrônico. Os problemas mais recorrentes são: a morosidade e o excesso
de processos burocráticos nos atendimentos.
Os consumidores que já passaram por isso
relatam que a lentidão na solução do problema pode piorar muito quando
uma única empresa oferece assistência autorizada para várias marcas
diferentes em determinada cidade.
Conhecer sobre a rede de assistência
técnica é um elemento fundamental na hora de escolher um produto,
entretanto, ainda não é habito do consumidor verificar esse item no ato
da compra. Mas especilaistas alertam: verificar a relação de oficinas só
quando o equipamento apresentar um problema pode ser sinônimo de uma
enorme dor de cabeça.
Sendo assim, se você não tomou essa
providência antecipadamente e o seu produto ainda está na garantia, de
acordo com o CDC, a assistência técnica tem até 30 dias para reparar o
defeito do aparelho. Caso contrário, o consumidor tem o direito de
exigir a substituição do produto ou ressarcimento.
No caso do produto não esta mais na
garantia e o consumidor precisar contratar o serviço por conta própria, a
primeira providência é pedir um orçamento prévio, no qual venha
discriminado o valor da mão de obra, dos materiais e equipamentos a
serem empregados, assim como as condições de pagamento. O orçamento não
pode se cobrado, pois essa prática é proibida por lei.
O Procon explica que após aprovado pelo cliente, o orçamento
não pode sofrer nenhuma alteração. Além disso, o prestador de serviços
deve sempre utilizar peças de reposição originais novas e com as
especificações técnicas do fabricante do produto. O uso de outros tipos
de peças só pode ser feitas com a autorização do consumidor.
Após realizado o trabalho de
assistência técnica, o produto tem garantia legal de três meses. Se os
problemas persistirem mesmo após a realização do serviço, o consumidor
tem direito à sua reexecução sem custo adicional ou à restituição da
quantia paga, atualizada monetariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário