quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Enem 2012: saiba como se sair bem na redação

A prova de redação é hoje uma das principais preocupações dos candidatos ao Exame Nacional no Ensino Médio (Enem). O teste, que vale até mil pontos, avalia cinco competências principais dos inscritos: que vão desde o domínio da norma culta da língua até estruturação correta do texto. Para ajudar os candidatos, o Ministério da Educação (MEC) lançou este ano o “Guia do Participante - A Redação no Enem 2012”.
O tipo de composição cobrado no Enem é o dissertativo-argumentativo, escrito em prosa, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Agora, seguindo as orientações do MEC, você descobre como elaborá-lo sem mistérios.
O coordenador de português do Colégio e Curso pH, Filipe Couto, resume como deve ser a estrutura do texto.
- O fundamental é o que o candidato se posicione em relação à situação problema apresentada. Toda redação, portanto, deve mostrar um ponto de vista do candidato sobre o assunto. A apresentação do problema deve estar no primeiro parágrafo do texto, sendo a introdução. Depois, em cada um dos próximos três parágrafos, ele deve desenvolver um argumento que sustente esse ponto de vista. E, no último parágrafo, ele deve tentar uma proposta de intervenção para solucionar o problema. Se ele seguir essa estrutura, pode fazer o texto fluir muito bem.
O texto dissertativo-argumentativo é, segundo o manual do candidato divulgado pelo MEC, uma composição opinativa, que se organiza de forma a defender um ponto de vista sobre um determinado assunto. Assim, o candidato precisa expor e explicar as ideias.
A redação deve seguir dois princípios de argumentação: apresentar uma tese, desenvolver justificativas para compor essa tese e uma conclusão que dê um fecho a discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo, e utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.
Tese
É a ideia que será defendida no texto. Precisa estar relacionada ao tema apresentado pelo exame e apoiada em argumentos ao logo da redação.
Argumento
É a justificativa sobre a qual o candidato vai convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Uma sugestão é que cada argumento represente um “por quê?” em relação à tese defendida.
Estratégias de argumentação
São os recursos usados para elaborar os argumentos e convencer o leitor. São eles: exemplos, pesquisas, dados estatísticos, citações de pessoas especializadas no assunto cobrado, comparação entre fato e situações.
Recomendações
A redação deve ter texto definitivo escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas. Redações com até sete linhas são consideradas insuficientes. Além disso, o texto que fugir ao tema proposto ou ao modelo dissertativo-argumentativo pode receber nota zero.
Esteja atento também à proposta de intervenção. Desrespeito aos direitos humanos também pode zerar o exame do candidato.

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