Secretaria deverá fiscalizar todas as ações relacionados ao direito do consumidor, inclusive monitorar o mercado de consumo
Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira
(22), o regimento interno da Senacon (Secretaria Nacional do
Consumidor).
A secretaria, que foi criada por decreto em maio
deste ano, no âmbito do Ministério da Justiça, tem entre as atribuições
coordenar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, formado pelos
Procons, a Defensoria Pública, o Ministério Público e entidades civis de
defesa do consumidor. Cabe a ela também elaborar e conduzir a Política
Nacional das Relações de Consumo.
A Senacon, que tem como primeira titular Juliana Pereira, agora terá um regimento interno com suas atribuições.
Funções
A Secretaria deverá supervisionar e coordenar a Política Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor. Além disso, também terá de orientar e coordenar ações para proteção e defesa dos consumidores.
Entre as atribuições da Senacon, também está a criação de ações para assegurar os direitos e interesses dos consumidores. Com isso, a secretaria passa a receber e encaminhar consultas, denúncias ou sugestões apresentadas por consumidores e entidades representativas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado.
O órgão terá de determinar ações de monitoramento de mercado de consumo, para subsidiar políticas públicas de proteção e defesa do consumidor.
A Senacon, que tem como primeira titular Juliana Pereira, agora terá um regimento interno com suas atribuições.
Funções
A Secretaria deverá supervisionar e coordenar a Política Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor. Além disso, também terá de orientar e coordenar ações para proteção e defesa dos consumidores.
Entre as atribuições da Senacon, também está a criação de ações para assegurar os direitos e interesses dos consumidores. Com isso, a secretaria passa a receber e encaminhar consultas, denúncias ou sugestões apresentadas por consumidores e entidades representativas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado.
O órgão terá de determinar ações de monitoramento de mercado de consumo, para subsidiar políticas públicas de proteção e defesa do consumidor.
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