Você já escolheu um produto porque a embalagem dele era a mais bonita da gôndola? Ou nem precisava tanto assim e acabou levando porque era realmente chamativa? Bom, com certeza não é o único a fazer isso, pois uma pesquisa revelou que os brasileiros são os mais influenciados pelas embalagens na hora das compras.
O estudo realizado pela empresa WestRock examinou o comportamento de mais de 5 mil pessoas em mercados globais. Os dados revelam que 37% dos consumidores já experimentaram um produto do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos porque a embalagem atraiu sua atenção ou repetiram a compra incentivados por sua funcionalidade. De qualquer forma, é importante manter a cautela na hora das compras para não gastar mais do que deveria!
No Brasil, 52% dos participantes da pesquisa consideram a embalagem um item muito ou extremamente importante, ficando à frente da Alemanha, China, EUA e França nesse quesito. Qualidade e segurança dos produtos aparecem no topo da lista de fatores levados em conta no momento da compra.
Segurança e funcionalidade são essenciais
A satisfação com as embalagens também é maior no Brasil, onde 66% dos consumidores estão completamente ou muito satisfeitos, comparados aos 52% da média mundial. Apesar disso, há uma demanda crescente por inovação. Segundo Milena Lima, coordenadora de comunicação da WestRock, os atributos mais esperados são conveniência, segurança e funcionalidade, responsável por prevenir o derramamento, vazamento ou rompimento do produto.
Milena conta que as expectativas dos consumidores são influenciadas por fatores regionais, econômicos, políticos e sociais, além de tendências globais. Compradores urbanos, por exemplo, valorizam a portabilidade. Produtos mais práticos e que primem pela sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são uma tendência no setor, além de um desafio para a indústria.
Fonte: Reclame Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário