Indústria diz é por causa dos aumentos do dólar e da energia.
Consumidor compra apenas o essencial para limpeza da casa.
Os produtos de limpeza subiram acima da inflação, e por causa disso, tem muita gente mudando os hábitos e trocando de produtos para manter a casa limpa.
Receitinhas caseiras, toda dona de casa tem. A dona de casa, Maria da Penha Cruz Habibe, usa água e vinagre de álcool para diluir o detergente. "Algumas gotas de detergente e está pronta a mistura mágica", conta.
Com isso, ela gasta menos na compra de limpador de vidro e ela mesma faz os panos de limpeza. A economia começou com a redução no consumo de água. Na pia, a Maria da Penha usa um recipiente para deixar os talheres de molho antes de lavar. Assim ela economiza água e sabão.
Com essas medidas, a compra no supermercado ficou mais barata. De dez produtos de limpeza, a despensa agora só tem os essenciais: sabão em pó, detergente, água sanitária e um limpador de uso geral.
“Acho que a gente está voltando para uma época simplista, de simplicidade. A indústria vai ter que buscar alternativas para atender essa nova dona de casa que está sendo construída nesse momento. É uma dona de casa mais consciente”, fala Maria da Penha.
Uma pesquisa mostra que quase 30% dos consumidores neste ano compraram menos produtos de limpeza, 10% decidiram trocar por marcas mais baratas, como as que as próprias redes produzem. Resultado dos preços que subiram duas vezes mais que a inflação.
“É o que dá mais caro na minha conta hoje. É o produto de limpeza", fala o gerente de transportes, Tatiane Moura.
Sabão em pó (2,03%), água sanitária (1,71%) e detergente (1,25%) estão entre os produtos de limpeza que mais subiram.
“Normalmente os produtos que ficam na altura dos olhos são produtos que o supermercado controla, num conceito que eles chamam de trade marketing. Ele tem que ficar de olho naquele produto que está lá embaixo na prateleira. Vai ter um preço melhor”, orienta o economista.
Fonte: G1
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