A
notícia sobre o câmbio de dólares falsos surgiu como uma bomba aos
clientes do Banco do Brasil essa semana. A partir desta quinta-feira,
dia 2, a instituição voltou a realizar operações de câmbio em todo o
estado de Pernambuco.
A revogação da decisão da Secretaria de
Justiça e Direitos Humanos, que proibia a transação, aconteceu após uma
audiência entre representantes do BB e do governo estadual, na manhã de
quarta, dia 1º. De acordo com o secretário-executivo de Justiça e
Direito ao Consumidor de Pernambuco, Eduardo Figueiredo, a instituição
financeira se comprometeu a dar assistência material e jurídica e
ressarcir todas as pessoas que compraram dólares falsos na agência
central do Recife.
Em reportagem do G1, a assessoria de imprensa
do Banco do Brasil confirmou o acordo e assegurou que não há riscos aos
consumidores. Nove clientes já foram ressarcidos pela instituição
financeira. Em nota divulgada na noite de quarta, o banco informou que
"a origem do problema foi a aquisição de US$ 24 mil, de terceiros, no
dia 10 de setembro de 2014, em operações rotineiras de câmbio manual.
Cédulas de US$ 100 eram falsas. Por falha na verificação da
autenticidade dessas cédulas, os dólares foram comercializados entre 8 e
19 de junho."
Além dos nove casos confirmados de câmbio com notas
falsas, outros quatro foram descartados e seis estão sendo investigado,
conforme o comunicado. "Por segurança e precaução, o banco está fazendo
novamente procedimentos de certificação de autenticidade das cédulas já
adquiridas de terceiros, em todas as tesourarias do País." [Confira a
íntegra da nota do BB ao fim desta reportagem]
Banco garante que não existem mais notas falsas
Na
reunião desta quarta, o BB também apresentou documentos que comprovam
que não há mais cédulas falsas nos cofres da instituição. "Com o que foi
apresentado, o banco garante que não há mais risco para os consumidores
que vierem a fazer operações de banco em qualquer agência em
Pernambuco, impedindo novos constrangimentos", explicou o secretário
Eduardo Figueiredo.
O governo estadual também recebeu provas de
que o BB enviou documentos para as autoridades norte-americanas e para a
estudante Amanda Parris, que mora no Texas, Estados Unidos, primeira a
denunciar o caso de compra de dólares falsos. Em contato com o G1,
Amanda confirmou que recebeu as cópias desses documentos nesta quarta.
"Confirmo que recebi cópias em inglês e português. Conversei com o
detetive de Galveston (cidade do Texas) e ele também me confirmou que
recebeu", disse.
O Banco do Brasil se comprometeu ainda a reparar
os prejuízos financeiros dos clientes e que vai procurar todas as
pessoas que teriam comprado a moeda falsa no Recife.
Câmbio suspenso
Durante
esta quarta, o Banco do Brasil em Pernambuco cumpriu a decisão cautelar
administrativa do Procon, que foi publicada na terça-feira, dia 30. Os
serviços de câmbio foram suspensos.
Na última segunda, 29, o Banco
do Brasil confirmou a venda de cédulas falsificadas a clientes no
Recife. A instituição esclareceu ainda que tomou as medidas de segurança
necessárias, como isolamento de todo o lote de cédulas que originou as
ocorrências, e que não há risco para os demais clientes que realizaram
ou venham a realizar operações de câmbio no Recife ou em qualquer outra
agência em Pernambuco ou no país.
PF investiga
A Polícia
Federal (PF) em Pernambuco já foi procurada por três pessoas que
compraram dólares falsos na agência central do BB no Recife. A primeira
foi a tia da estudante Amanda Parris, que comprou os dólares e enviou à
sobrinha no estado do Texas, nos EUA. Amanda e seu pai tentavam fazer um
depósito em um banco na cidade de Galveston quando uma funcionária
detectou que as cédulas que tinham eram falsificadas. Os dois passaram a
ser investigados pela polícia norte-americana e não podiam deixar o
país até a situação ser esclarecida.
Na segunda-feira, o
agropecurarista José Maria Rangel Júnior procurou a PF, com cédulas de
dólar que tinham o mesmo número de série das que foram compradas pela
família da estudante Amanda Parris. O pernambucano iria viajar para Nova
York em agosto. A polícia abriu um inquérito e ficou com o dinheiro
para confirmar que as cédulas são falsas.
Já nesta quarta, o
administrador de empresas Marcos Antônio Freire de Lyra, que comprou US$
1.400 na agência central do Banco do Brasil no Recife, descobriu que as
notas não eram autênticas quando estava viajando pela Argentina. Marcos
tentava realizar compras e chegou a ficar em contato com a polícia de
Buenos Aires para provar que tinha comprado o dinheiro no BB.
Entenda o caso
O
caso do repasse dos dólares falsos pela agência do Banco do Brasil no
Recife veio à tona depois que a estudante brasileira Amanda Parris e o
pai dela, João Neto da Silva, foram surpreendidos quando tentavam
depositar, em um banco de Galveston, no Texas, a quantia de US$ 2.820.
A
funcionária que fazia a transação percebeu que as notas eram falsas e
acionou a polícia. Os policiais chegaram ao local e constataram, pelo
número de série, a falsificação do dinheiro, notificando João e Amanda
pelo porte das cédulas. No local, além de colher informações pessoais
dos dois, disseram que João não poderia voltar ao Brasil até a conclusão
das investigações. De acordo com a família, a compra dos dólares foi
feita na agência do BB no Recife, em 18 de junho.
Veja íntegra da nota oficial divulgada pelo Banco do Brasil:
"BB ESCLARECE VENDA DE DÓLARES FALSOS EM RECIFE
Nos
últimos dias, foram veiculadas reportagens sobre venda de dólares
falsos na agência Centro Recife, do Banco do Brasil, com consequências
para clientes que realizaram câmbio naquela unidade do Banco, e que
utilizaram dólares falsos em transações, no exterior. Com relação ao
ocorrido, esclarecemos:
1) A origem do problema foi a aquisição de
US$ 24 mil, de terceiros, no dia 10 de setembro de 2014, em operações
rotineiras de câmbio manual. Cédulas de US$ 100 eram falsas. Por falha
na verificação da autenticidade dessas cédulas, os dólares ficaram em
Tesouraria e foram comercializados entre os dias 8 e 19 de junho. O
Banco do Brasil já confirmou que nove clientes, de fato, adquiriram
notas falsas em operações de câmbio manual. O BB já descartou indícios
em quatro casos suspeitos, e restam seis ainda sob averiguação.
Ressalte-se que todos os clientes foram contatados e orientados sobre
procedimentos a serem adotados.
2) Um dos casos confirmados, e
amplamente divulgado pela imprensa, é o do sr. João Neto Silva, que
viajou aos Estados Unidos com dólares falsos adquiridos em operação de
câmbio realizada por sua irmã, Maria de Fátima da Silva, no BB. Tão logo
foi informado sobre a retenção das cédulas por um banco norte
americano, o Banco do Brasil providenciou imediato ressarcimento dos
valores, e contratou advogado, nos EUA, para providenciar o devido apoio
jurídico. A situação está esclarecida junto às autoridades americanas e
a família já recebeu documentação que a isenta de qualquer
responsabilidade. Não há quaisquer restrições aos clientes, por parte
das autoridades americanas.
3) Além das apurações de falhas
internas, o BB está prestando todas as informações necessárias à Polícia
Federal e ao Banco Central.
4) O Banco do Brasil informa que
amanhã, dia 02/07, serão retomados os serviços de câmbio no estado de
Pernambuco, após a assinatura de Termo de Audiência com a Secretaria de
Justiça e Direitos Humanos do Estado. Em recurso administrativo, o Banco
do Brasil demonstrou que foram adotadas todas as medidas de segurança
necessárias. O Banco reafirmou à Secretaria e ao Procon que se trata de
um caso pontual, e que não existe risco para os demais clientes que
realizaram ou venham a realizar operações de câmbio em Recife ou em
qualquer outra agência em Pernambuco, e no Pais.
5) Esclarecemos
que 95% das cédulas de dólares norte americanos adquiridas pelo BB são
provenientes do Banco Central Norte Americano. Nos últimos 12 meses, o
BB realizou mais de 100 mil transações de câmbio manual, em todo o País.
6)
Por segurança e precaução, o Banco está fazendo novamente procedimentos
de certificação de autenticidade das cédulas já adquiridas de
terceiros, em todas as tesourarias do País.
7) Diante dos
problemas constatados e das respectivas consequências, coube ao Banco do
Brasil agir prontamente na prestação da assistência aos clientes
atingidos e na devida apuração das ocorrências O BB lamenta todos os
transtornos provocados e, ao reconhecer as falhas, reafirma seu
compromisso com a ética e respeito aos consumidores."
Fonte: Reclame Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário