sexta-feira, 3 de julho de 2015

Banco do Brasil começa a ressarcir clientes que compraram dólares falsos

A notícia sobre o câmbio de dólares falsos surgiu como uma bomba aos clientes do Banco do Brasil essa semana. A partir desta quinta-feira, dia 2, a instituição voltou a realizar operações de câmbio em todo o estado de Pernambuco.
A revogação da decisão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, que proibia a transação, aconteceu após uma audiência entre representantes do BB e do governo estadual, na manhã de quarta, dia 1º. De acordo com o secretário-executivo de Justiça e Direito ao Consumidor de Pernambuco, Eduardo Figueiredo, a instituição financeira se comprometeu a dar assistência material e jurídica e ressarcir todas as pessoas que compraram dólares falsos na agência central do Recife.
Em reportagem do G1, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil confirmou o acordo e assegurou que não há riscos aos consumidores. Nove clientes já foram ressarcidos pela instituição financeira. Em nota divulgada na noite de quarta, o banco informou que "a origem do problema foi a aquisição de US$ 24 mil, de terceiros, no dia 10 de setembro de 2014, em operações rotineiras de câmbio manual. Cédulas de US$ 100 eram falsas. Por falha na verificação da autenticidade dessas cédulas, os dólares foram comercializados entre 8 e 19 de junho."
Além dos nove casos confirmados de câmbio com notas falsas, outros quatro foram descartados e seis estão sendo investigado, conforme o comunicado. "Por segurança e precaução, o banco está fazendo novamente procedimentos de certificação de autenticidade das cédulas já adquiridas de terceiros, em todas as tesourarias do País." [Confira a íntegra da nota do BB ao fim desta reportagem]

Banco garante que não existem mais notas falsas 

Na reunião desta quarta, o BB também apresentou documentos que comprovam que não há mais cédulas falsas nos cofres da instituição. "Com o que foi apresentado, o banco garante que não há mais risco para os consumidores que vierem a fazer operações de banco em qualquer agência em Pernambuco, impedindo novos constrangimentos", explicou o secretário Eduardo Figueiredo.
O governo estadual também recebeu provas de que o BB enviou documentos para as autoridades norte-americanas e para a estudante Amanda Parris, que mora no Texas, Estados Unidos, primeira a denunciar o caso de compra de dólares falsos. Em contato com o G1, Amanda confirmou que recebeu as cópias desses documentos nesta quarta. "Confirmo que recebi cópias em inglês e português. Conversei com o detetive de Galveston (cidade do Texas) e ele também me confirmou que recebeu", disse.
O Banco do Brasil se comprometeu ainda a reparar os prejuízos financeiros dos clientes e que vai procurar todas as pessoas que teriam comprado a moeda falsa no Recife.

Câmbio suspenso

Durante esta quarta, o Banco do Brasil em Pernambuco cumpriu a decisão cautelar administrativa do Procon, que foi publicada na terça-feira, dia 30. Os serviços de câmbio foram suspensos.
Na última segunda, 29, o Banco do Brasil confirmou a venda de cédulas falsificadas a clientes no Recife. A instituição esclareceu ainda que tomou as medidas de segurança necessárias, como isolamento de todo o lote de cédulas que originou as ocorrências, e que não há risco para os demais clientes que realizaram ou venham a realizar operações de câmbio no Recife ou em qualquer outra agência em Pernambuco ou no país.

PF investiga

A Polícia Federal (PF)  em Pernambuco já foi procurada por três pessoas que compraram dólares falsos na agência central do BB no Recife. A primeira foi a tia da estudante Amanda Parris, que comprou os dólares e enviou à sobrinha no estado do Texas, nos EUA. Amanda e seu pai tentavam fazer um depósito em um banco na cidade de Galveston quando uma funcionária detectou que as cédulas que tinham eram falsificadas. Os dois passaram a ser investigados pela polícia norte-americana e não podiam deixar o país até a situação ser esclarecida.
Na segunda-feira, o agropecurarista José Maria Rangel Júnior procurou a PF, com cédulas de dólar que tinham o mesmo número de série das que foram compradas pela família da estudante Amanda Parris. O pernambucano iria viajar para Nova York em agosto. A polícia abriu um inquérito e ficou com o dinheiro para confirmar que as cédulas são falsas.
Já nesta quarta, o administrador de empresas Marcos Antônio Freire de Lyra, que comprou US$ 1.400 na agência central do Banco do Brasil no Recife, descobriu que as notas não eram autênticas quando estava viajando pela Argentina. Marcos tentava realizar compras e chegou a ficar em contato com a polícia de Buenos Aires para provar que tinha comprado o dinheiro no BB.

Entenda o caso

O caso do repasse dos dólares falsos pela agência do Banco do Brasil no Recife veio à tona depois que a estudante brasileira Amanda Parris e o pai dela, João Neto da Silva, foram surpreendidos quando tentavam depositar, em um banco de Galveston, no Texas, a quantia de US$ 2.820.
A funcionária que fazia a transação percebeu que as notas eram falsas e acionou a polícia. Os policiais chegaram ao local e constataram, pelo número de série, a falsificação do dinheiro, notificando João e Amanda pelo porte das cédulas. No local, além de colher informações pessoais dos dois, disseram que João não poderia voltar ao Brasil até a conclusão das investigações. De acordo com a família, a compra dos dólares foi feita na agência do BB no Recife, em 18 de junho.

Veja íntegra da nota oficial divulgada pelo Banco do Brasil:

"BB ESCLARECE VENDA DE DÓLARES FALSOS EM RECIFE
Nos últimos dias, foram veiculadas reportagens sobre venda de dólares falsos na agência Centro Recife, do Banco do Brasil, com consequências para clientes que realizaram câmbio naquela unidade do Banco, e que utilizaram dólares falsos em transações, no exterior. Com relação ao ocorrido, esclarecemos:
1) A origem do problema foi a aquisição de US$ 24 mil, de terceiros, no dia 10 de setembro de 2014, em operações rotineiras de câmbio manual. Cédulas de US$ 100 eram falsas. Por falha na verificação da autenticidade dessas cédulas, os dólares ficaram em Tesouraria e foram comercializados entre os dias 8 e 19 de junho. O Banco do Brasil já confirmou que nove clientes, de fato, adquiriram notas falsas em operações de câmbio manual. O BB já descartou indícios em quatro casos suspeitos, e restam seis ainda sob averiguação. Ressalte-se que todos os clientes foram contatados e orientados sobre procedimentos a serem adotados.
2) Um dos casos confirmados, e amplamente divulgado pela imprensa, é o do sr. João Neto Silva, que viajou aos Estados Unidos com dólares falsos adquiridos em operação de câmbio realizada por sua irmã, Maria de Fátima da Silva, no BB. Tão logo foi informado sobre a retenção das cédulas por um banco norte americano, o Banco do Brasil providenciou imediato ressarcimento dos valores, e contratou advogado, nos EUA, para providenciar o devido apoio jurídico. A situação está esclarecida junto às autoridades americanas e a família já recebeu documentação que a isenta de qualquer responsabilidade. Não há quaisquer restrições aos clientes, por parte das autoridades americanas.
3) Além das apurações de falhas internas, o BB está prestando todas as informações necessárias à Polícia Federal e ao Banco Central.
4) O Banco do Brasil informa que amanhã, dia 02/07, serão retomados os serviços de câmbio no estado de Pernambuco, após a assinatura de Termo de Audiência com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado. Em recurso administrativo, o Banco do Brasil demonstrou que foram adotadas todas as medidas de segurança necessárias. O Banco reafirmou à Secretaria e ao Procon que se trata de um caso pontual, e que não existe risco para os  demais clientes que realizaram ou venham a realizar operações de câmbio em Recife ou em qualquer outra agência em Pernambuco, e no Pais.
5) Esclarecemos que 95% das cédulas de dólares norte americanos adquiridas pelo BB são provenientes do Banco Central Norte Americano. Nos últimos 12 meses, o BB realizou mais de 100 mil transações de câmbio manual, em todo o País.
6) Por segurança e precaução, o Banco está fazendo novamente procedimentos de certificação de autenticidade das cédulas já adquiridas de terceiros, em todas as tesourarias do País.
7) Diante dos problemas constatados e das respectivas consequências, coube ao Banco do Brasil agir prontamente na prestação da assistência aos clientes atingidos e na devida apuração das ocorrências  O BB lamenta todos os transtornos provocados e, ao reconhecer as falhas, reafirma seu compromisso com a ética e respeito aos consumidores."
Fonte: Reclame Aqui

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