Mais de 1,4 milhão de contribuintes receberão a restituição do
Imposto de Renda no segundo lote. A Receita Federal abriu hoje (8) a
consulta, às 9h, e o dinheiro será liberado no próximo dia 15. No total,
serão liberados pela Receita Federal R$ 2,3 bilhões.
Além dos
contribuintes que fizeram a declaração no ano passado, também serão
atendidos os que caíram na malha final. A restituição contempla os
exercícios de 2008 a 2014.
O crédito bancário será para mais de
1,5 milhão de contribuintes, com valor de R$ 2,5 bilhões. Desse total,
mais de 450 mil contribuintes são idosos e cerca de 47 mil têm alguma
deficiência física ou mental ou moléstia grave. Esses contribuintes têm
preferência para receber as restituições.
O dinheiro liberado no
segundo lote terá correção pela taxa básica de juros, a Selic, de 3,06%.
No caso das restituições de 2014, a correção é 13,98% e de 2008,
71,56%.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet,
ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita,
serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há
inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Segundo a
Receita, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a
autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
O contribuinte também poder usar aplicativos em tablets e smartphones que facilita consulta às declarações e situação cadastral no CPF.
A
restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o
contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, terá que requerer o
dinheiro por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de
Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do
Processamento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física
(DIRPF).
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá
contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a
Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais),
0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial
exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta
corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Fonte: Agência Brasil
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