sexta-feira, 28 de setembro de 2012

7 mitos e verdades sobre o consumidor brasileiro

Atualmente, 25% dos brasilerios têm mais da metade da renda comprometida com dívidas. Já mais da metade dos consumidores estão endividados.
Para entender como é o perfil dos consumidores, a pesquisa “Mercados - Endividamento e Inadimplência - Mitos e Verdades 2012”, realizada pela Boa Vista Serviços, separou algumas afirmações sobre os consumidores para esclarecer o que é mito ou verdade. Veja:
1. Consumidor de classes mais baixas pagam as contas em dia
Mito. No levantamento, as classes C e DE foram as que possuem mais famílias endividadas, são 60% em cada uma. Além disso, também estão nessas classes a maioria dos consumidores que acreditam ser difícil quitar as dívidas com a renda mensal atual, sendo que são 48% na classe DE e 45% na classe C.
Também estão nessas classes o maior percentual de brasileiros com restrição ao crédito. Com isso, a Boa Vista chegou à conclusão de que a realidade sócio-econômica e o endividamento atual faz com que as famílias das classes C e DE são as que têm mais dificuldades de cumprir pontualmente com seus compromissos financeiros.
2. Renda das famílias de classe mais baixa é volátil
Mito. A pesquisa revela que as classes C e DE são as que tem a renda menos oscilante, sendo 47% e 61%, respectivamente.
Sendo assim, é possível constatar que as melhores condições de trabalho e a diminuição do nível de inadimplência tem contribuído para uma maior estabilidade da renda, em especial nas classes mais baixas.
3. O consumidor de baixa renda não poupa
Verdade. As classes que mais poupam dinheiro são a A (56%) e a B (49%). Nas classes C e DE, o percentual dos que poupam é menor, sendo 37% e 21%, respectivamente.
O questionamento sobre o que os consumidores fazem com o 13 salário ou rendas extras, as classes C (47%) e DE (48%) dão preferência por pagarem as dívidas com este dinheiro, sendo assim não sobra para a poupança. Caso tivessem uma renda maior que a atual, as classes C (38%) e DE (38%) afirmaram que poupariam dinheiro. Já as classes A (31%) e B (23%) guardam esta renda extra na poupança.
4. Consumidor não pensa em juros, mas no valor da parcela
Verdade. Na hora de realizar uma compra, a pesquisa constatou q ue 30% dos brasileiros pensam no valor da parcela, contra 22% que disseram primeiramente se preocupar com os juros.
Além disso, 15% dos brasileiros também disseram que a maior preocupação na hora de parcelar uma compra é o número das parcelas, enquanto 11% avaliam a diferença em relação ao valor à vista.
Para a Boa Vista, optar pelo parcelamento pelo valor da parcela pode ser a maneira mais onerosa de fazer uma compra, comprometendo boa parte da renda com o pagamento dos juros.
5. O consumidor de baixa renda não faz planejamento financeiro
Verdade. De acordo com a pesquisa, a maioria dos consumidores que pertencem às classes C (39%) e DE (47%) não costumam fazer algum tipo de controle dos gastos mensais. Já os consumidores das classes A (69%) e B (68%) em sua maioria, realizam esse tipo de controle.
Com esta constatação, a Boa Vista afirma que é necessário criar com urgência, iniciativas para disseminar a educação financeira nas classes mais baixas.
6. As mulheres estão à frente do orçamento doméstico
Mito. De acordo com o levantamento, 45% dos entrevistados afirmaram ser os líderes do orçamento familiar. Destes, 52% eram homens, contra 43% de mulheres.
Segundo a pesquisa, hoje a mulher não tem apenas responsabilidades domésticas, porém, não são totalmente responsáveis pelo orçamento. Atualmente, esta responsabilidade é dividida igualmente entre homens e mulheres
7. O nome é o maior patrimônio da pessoa
Verdade. Em todas as classes sociais, a maioria das pessoas concordam totalmente com essa afirmação. Na classe DE, foram 94% das respostas positivas, seguidas pelas classes B e C, ambas com 88% das respostas e 77% da classe A.
Nas classes de menor renda, a afirmativa é quase unânime, pois elas dependem muitas vezes do crédito para adequarem o fluxo de renda com os gastos previstos.

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