quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tombini vê inflação convergindo para meta

Alexandre Tombini - Presidente do Banco Central
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reforçou nesta quarta-feira, em seu discurso no Senado, que a reversão no processo de convergência da inflação para a meta é um processo temporário. O discurso está em linha com a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na quinta-feira da semana passada.
"A inflação segue em trajetória de convergência para a meta. Essa convergência ocorre de uma forma não homogênea, com algumas reversões temporárias. Tivemos neste momento uma pequena reversão temporária nesse processo", afirmou em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Em sua apresentação, destacou também que a "inflação está sob controle" e utilizou novamente, assim como na ata, a expressão "não linear" ao falar do processo de recuo da inflação para a meta.
Alguns senadores que estiveram presentes à audiência questionaram o BC sobre o impacto da redução nas contas de energia detalhada ontem pelo governo na inflação. Tombini afirmou que as projeções que serão divulgadas no final de setembro, no Relatório Trimestral de Inflação, já vão incorporar esses efeitos, que serão "significativos".
Disse ainda que o BC não descarta, no futuro, novos ciclos de alta e de baixa dos juros. "Nós não aposentamos o ciclo monetário. O ciclo monetário continua conosco. Vai haver aumento dos juros no futuro, reduções etc."

Nenhum comentário:

Postar um comentário