terça-feira, 11 de setembro de 2012

Consumidor: procura por crédito cresce 3,1% em agosto

De acordo com a Serasa, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve recuo de 2,7%.
O número de consumidores que procuraram crédito no mês de agosto cresceu 3,1% na comparação com o mês anterior. O resultado representa a segunda alta mensal consecutiva do Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado nesta terça (11).
Na comparação com agosto do ano passado, houve recuo de 2,7%. No acumulado de janeiro a julho de 2012, a demanda do consumidor por crédito foi 5,6% inferior ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o consumidor está demonstrando maior disposição em buscar crédito neste segundo semestre, aproveitando as taxas de juros mais reduzidas. Por outro lado, os primeiros sinais de recuo da inadimplência reabrem as portas do crédito para aqueles consumidores que estavam com dívidas em atraso e conseguiram regularizar a sua situação.
Regiões
De acordo com a Serasa, na análise mensal houve alta nas cinco regiões brasileiras. A região Nordeste, em especial, apresentou a maior alta, de 5,2% frente ao mês anterior.
Confira na tabela abaixo o desempenho de todas as regiões brasileiras na comparação entre julho e agosto deste ano para a demanda do consumidor por crédito:
Índice de tomada de crédito da pessoa física
RegiãoJulho 2012/Agosto 2012 Agosto 2012/Agosto 2011 
Centro-Oeste4,2%-5,2%
Norte3,9%-0,2%
Nordeste5,2%-6,4%
Sul3,2%-2,1%
Sudeste2,0%-1,3%

Nenhum comentário:

Postar um comentário