Telefonia celular é responsável por mais
de 78 mil atendimentos de Procons em todo o país. No período entre 1º de
janeiro e 30 de junho de 2012, foram registradas 861.218 demandas de
consumo no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor
(Sindec). As demandas se referem a todos os tipos de atendimentos
realizados pelos Procons, como o Atendimento Preliminar e a Simples
Consulta, até os processos administrativos instaurados, que na
nomenclatura do Sindec são chamados de Reclamação.
Os principais assuntos demandados no período foram:
Posição | Assunto | Total | Percentual |
1º | Telefonia celular | 78.604 | 9,13% |
2º | Cartão de crédito | 74.889 | 8,70% |
3º | Banco comercial | 73.819 | 8,57% |
4º | Telefonia fixa | 53.790 | 6,25% |
5º | Financeira | 41.519 | 4,82% |
6º | Aparelho celular | 38. 966 | 4,52% |
7º | TV por assinatura | 29.913 | 3,91% |
8º | Energia elétrica | 27.213 | 3,47% |
9º | Microcomputador / Produtos de Informática | 25.021 | 3,27% |
10º | Internet (Serviços) | 16.703 | 3,16% |
Fonte: Senacon/Sindec
O
Sindec, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério
da Justiça, integra hoje 24 Procons estaduais e mais de 146 Procons
municipais. Como vários desses Procons contam com mais de uma unidade, o
Sistema opera em 396 unidades espalhadas por 214 cidades brasileiras.
Esses Procons atendem a uma média mensal de 150 mil consumidores.
Principais Problemas em Telefonia Celular:
Posição | Problemas | Total | Percentual |
1º | Cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste | 43.220 | 54,98% |
2º | Contrato – Rescisão/alteração unilateral | 8.870 | 11,28% |
3º | Serviço não fornecido e vícios de qualidade | 5.455 | 6,94% |
Demais Problemas
|
21.059 | 26,79% | |
Total
|
78.604 | 100,00% |
Fonte: Senacon/Sindec
Fornecedores mais Demandados em Telefonia Celular:
Fornecedores mais Demandados em Telefonia Celular:
Posição | Fornecedor | Total | Percentual |
1º | CLARO | 26.376 | 37,56% |
2º | VIVO | 10.670 | 15,19% |
3º | TIM | 10.221 | 14,55% |
4º | OI | 10.140 | 14,44% |
Fonte: Senacon/Sindec
Todas
as demandas registradas pelos Procons no Sindec recebem uma
classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa
classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns
critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por
parte dos órgãos do SNDC, dos órgãos de imprensa, como também por parte
dos consumidores.
A classificação de Área é um agrupamento geral, que indica o setor
econômico em que se insere a demanda do consumidor. No Sindec, a
classificação de Área possui sete segmentos: Alimentos, Assuntos
Financeiros, Habitação, Produtos, Saúde, Serviços Essenciais e Serviços
Privados. O Sindec tem 238 categorias na classificação de Assunto e 254
na classificação de Problema.
Fonte: DPDC/MJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário