sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Início do programa de medição da qualidade da banda larga vai atrasar, segundo Anatel

Anatel tem dificuldade em selecionar participantes, apesar de ter 49 mil voluntários inscritos. Voluntários ignoram teste.
Faltando pouco mais de um mês para que comecem a vigorar no país as novas exigências de velocidades mínimas de internet no país, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda não conseguiu implantar o projeto de medição da qualidade da banda larga fixa. O início dos testes, previsto para começar na próxima semana, vai atrasar. As medições da internet vão começar ao longo do mês de outubro, à medida em que os equipamentos forem entregues para os voluntários.
A Anatel está encontrando muita dificuldade para selecionar os 12 mil voluntários que farão os testes. Até agora, já foram cadastrados 49.220, mas o número não é suficiente para a amostragem. O problema, segundo a assessoria da agência, é que depois da primeira seleção, os voluntários recebem um e-mail de confirmação e precisam fazer o teste de velocidade em seus computadores. Porém, muitos deles não realizam este procedimento o que torna a inscrição inválida.
O Whitebox (aparelho que irá medir a velocidade, conectado ao roteador) vai verificar a velocidade de envio e recebimento dos dados - arquivos, e-mails, fotos entre outros - na internet No total, existem atualmente no país 19 milhões de acessos de banda larga fixa.
A velocidade média exigida a partir do final de outubro com o novo regulamento não poderá ser menor do que 20% da contratada pelo usuário, em 95% das medições. No primeiro ano, a meta de é de 20 %. Nos doze meses seguintes, será de 30% e, a partir de então, 40%.Também haverá meta para a velocidade média da banda larga fixa. Ela é o resultado da média de todas as medições realizadas no mês. A meta inicial é de 60%, nos doze primeiros meses. No ano seguinte será de 70% e, a partir de então, 80%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário