sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Anatel só vai liberar iPhone5 para rede 3G, pois ele não funciona na 4G brasileira

O recente lançamento do iPhone5 no mercado mundial poderá frustrar o consumidor brasileiro, que terá que se contentar com a conexão HPSA+, que é um 3G turbinado, ou seja, mais lenta que a LTE, de quarta geração. Isto porque o aparelho não traz o chip que consegue "ler" a frequência de 2,5 GHz, a faixa recentemente vendida pela Anatel para suportar a internet super rápida, de até 100 Mbps.É por isto que a Anatel só irá homologar o iPhone5 para a conexão 3G (com todas as tecnologias e suas evoluções, até a HSPA+), mas irá desabilitar a conexão 4G. Segundo fontes da agência, as regras brasileiras exigem a desativação de todas as interfaces que necessitem frequências incompatíveis com as usadas no país, como é o caso deste aparelho, que não traz a frequência de 2,5 GHz. A agência informa que o pedido de homologação do aparelho ainda não foi apresentada.
Além da frequência diferente, o iPhone 5 usa novo formato de SIM Card, chamado Nano Chip. A Vivo disse que no próximo sábado (15) vai oferecer em suas principais lojas o novo chip, mesmo que o movo aparelho da Apple ainda não esteja disponível no Brasil. O foco são os brasileiros que voltam do exterior com o smartphone.
A Oi também se prepara para lançar o Nano Chip nos próximos dias. Mas, mesmo com o novo chip, o iPhone 5 só funcionará no Brasil na rede 3G.
A frequência do iPhone 5 para rede 4G é a de 700MHz, enquanto no Brasil, é a de 2,5 GHz. Esse quadro pode mudar quando a faixa de 700 MHz, destinada hoje para a rediodifusão, for licitada para o serviço móvel. Mas isso pode demorar anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário