terça-feira, 11 de setembro de 2012

Quase 60% dos brasileiros mudariam de banco por taxa de juros menor, afirma especialista

Para 53% dos consumidores, as instituições públicas são as que possuem as menores taxas.
 No Brasil, 58,7% da população mudaria de banco se o concorrente oferecesse taxas de juros menores.
“Ao tomar conhecimento de taxas de juros mais baixas na concorrência, a maioria dos correntistas brasileiros se diz disposta a migrar seus empréstimos e contas. A portabilidade, no entanto, ainda é desconhecida por grande parte deles”, afirma o sócio diretor do Data Popular, Renato Meirelles.
De acordo com uma pesquisa Juros Bancários - Migração de contas entre bancos, realizada pelo Data Popular, 53% dos brasileiros acreditam que os bancos públicos possuem as menores taxas. Já 35,3% não sabem definir se as menores taxas são encontradas nas instituições públicas ou privadas.
Menores taxas
Segundo o levantamento, 39,2% dos entrevistados afirmaram que a Caixa Econômica Federal é o banco com as menores taxas de juros, seguida pelo Banco do Brasil (13,8%).
O Bradesco aparece na terceira posição com 4,7%, seguido pelos bancos: Itaú Unibanco (3,8%), Santander (2,7%) e HSBC (0,5%). Já 35,2% não souberam afirmar qual banco teria a menor taxa.
Relacionamento
A pesquisa também revela que 59,2% dos correntistas de bancos privados se acham enganados pela instituição sobre taxas de juros e tarifas. Nos bancos públicos o percentual de correntistas com a mesma opinião é de 57,5%.
O levantamento também mostra a insatisfação dos brasileiros com o atendimento bancário. De acordo com a pesquisa, 71,5% acham que são mal atendidos nas agências.
Na pesquisa, 88% dos entrevistados disseram que não acham fácil usar o caixa eletrônico. “A diversidade de informações requisitadas pelos bancos no auto atendimento, além dos recursos
gráficos apresentados nas telas das máquinas eletrônicas, provoca uma percepção ruim aos correntista. Quase nove em dez afirma ser o caixa eletrônico de difícil utilização”, explica Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário