terça-feira, 21 de maio de 2013

Anatel divulga primeiros resultados sobre a qualidade da banda larga



A Anatel divulgou os primeiros dados sobre as medições da qualidade da banda larga fixa, referentes a Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Os resultados indicam a conformidade dos indicadores de velocidade (instantânea e média) com as metas estabelecidas na regulamentação.
O projeto, iniciado no final de 2012, tem como objetivo a medição da qualidade da banda larga e pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam uma melhoria do serviço. Na banda larga fixa, são medidas a velocidade de upload, a velocidade de download, a latência, a variação da latência (ou jitter) e a perda de pacotes; na banda larga móvel, o projeto avaliará a taxa de velocidade média e a taxa de velocidade instantânea.
Um dos itens que já foram avaliados tinha o objetivo de garantir que a velocidade aferida em pelo menos 95% das medições atingisse 20% da velocidade contratada, como mostra o resultado abaixo.

Outros itens avaliados podem ser conferidos aqui
A distribuição dos whiteboxes - aparelhos usados para as medições da banda larga fixa - teve início pelos usuários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais e será concluída, em todo o País, até 31 de outubro, conforme o mapa abaixo.
Embora o cronograma definido pela Agência estabeleça o mês de agosto para o início da divulgação, foram antecipados dados parciais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Relatórios individuais
Os voluntários do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa já podem consultar, via internet, relatórios sobre a qualidade do serviço contratado. Para isso, basta seguir as instruções enviadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). Voluntários que não receberam essa mensagem devem entrar em contato com a EAQ pelo endereço suporte@brasilbandalarga.com.br.
Se você está interessado em participar deste projeto, acesso o formulário disponível.
Com informações do Portal Anvisa
Fonte: Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário