O brasileiro está adquirindo maior consciência ecológica e
preocupação com instituições que agridam ao meio ambiente. Contudo, na
hora das compras, ele só opta por um produto mais ecológico ou de uma
empresa de melhor conduta, se a diferença de preço para os itens que não
atendem tais princípios não for superior a 5%.
A constatação é de uma pesquisa realizada pela Proteste – Associação
de Consumidores e, segundo o levantamento, nos últimos 12 meses, 46% dos
entrevistados declaram ter deixado de adquirir uma mercadoria devido às
más condutas ambientais da companhia.
No que diz respeito às compras, 72% relatam que, na última vez que
compraram algo, consideraram o comportamento da empresa, levando em
conta principalmente a atitude dela com o meio ambiente.
É tudo marketing?Ainda
que o brasileiro esteja mais consciente, 60% afirmam raramente ou nunca
ter informações sobre o impacto ambiental do produto ou do
comportamento da empresa, sendo que 81% das pessoas acreditam que muitas
empresas usam o rótulo da sustentabilidade e responsabilidade social
como mera estratégia de marketing para mostrarem-se mais respeitáveis
aos consumidores.
A avaliação sobre o papel do governo também não é positiva, com 62%
dizendo que as autoridades públicas não fazem um bom papel ao controlar o
comportamento das empresas.
Por outro lado, a maior parte dos entrevistados acredita no poder de
influência do consumidor, visto que 75% dos entrevistados consideram que
suas escolhas de consumo podem pressionar as empresas a melhorarem sua
conduta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário