terça-feira, 28 de maio de 2013

Mais de 80% dos consumidores escolhem produtos que consomem menos energia


Nova etiqueta já pode ser encontrada em fogões, refrigeradores, aquecedores e condicionadores de ar
Foto: FOTO: Arte O GLOBO
Para mais de 80% dos consumidores o consumo de energia é fator decisivo na hora da compra de eletroeletrônicos. Foi o que constatou pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), em seu site, encerrada no último dia 20, e respondida por 723 pessoas. Segundo o levantamento 81,47% disseram levar em consideração as informações contidas na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) fixada nos produtos, onde há a classificação por consumo. Já 14,52% do total de participantes informou que só escolhe o produto mais eficiente energeticamente se este for o mais barato. Apenas 4% disseram não considerar as informações da etiqueta na hora da compra.

Para Marcos Borges, responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, a adesão maciça dos consumidores aos produtos com maior eficiência energética, apontada pela enquete, não é surpresa. Em um outro levantamento sobre o PBE encomendado pelo Inmetro à MDA Pesquisa — no qual foram ouvidas 2.703 pessoas em 52 municípios brasileiros em janeiro deste ano — , 75,8% dos entrevistados afirmaram saber o significado da etiqueta e, destes, 77% informaram levá-la em conta ao fazer uma compra.
— Isto é reflexo da intensificação da divulgação das informações sobre a etiquetagem pelo Inmetro, nos últimos dois anos, e da melhora do entendimento das pessoas a respeito do preço real de um produto, que não é apenas o da hora da compra, mas considerando o quanto ele vai gerar de custos na conta de energia todo mês — ressalta Borges.
A etiqueta, que integra o PBE, fornece informações sobre o desempenho do aparelho, considerando atributos como a eficiência energética, por meio de uma classificação que vai da mais eficiente (A) a menos eficiente (de C até G, dependendo do produto). Os produtos mais eficientes utilizam melhor a energia, têm menor impacto ambiental e custam menos para funcionar, pesando menos no bolso. Mais de 50 produtos, entre eletrônicos, além de veículos e edifícios recebem a classificação do Inmetro. Cada linha de eletrodoméstico possui sua própria etiqueta, com as características técnicas de cada produto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário