A internet se tornou uma utilidade necessária dentro de boa parte das
residências brasileiras da mesma forma que a televisão e o telefone se
popularizaram nas últimas décadas do século 20. O principal organismo
certificador e padronizador de tecnologias de banda larga, a Broadband
Forum, avaliou que o Brasil foi o mercado que mais cresceu no mundo em
termos de acessos de banda larga fixa em 2012, com crescimento de
17,96%, na frente de países como China e Rússia.
Juntos,
os serviços de televisão, banda larga e telefonia formam uma tríade de
comunicação essencial em nosso cotidiano. Foi apenas uma questão de
tempo, tecnologia e o crescimento do poder aquisitivo da classe C para
que a oferta da modalidade de combo (televisão, banda larga e telefonia
fixa) crescesse até formar uma base considerável de concorrência. Os
motivos são a facilidade de instalação, a manutenção e cobrança única de
três serviços em um, além de preços atrativos, que seguem a mesma
lógica dos combos de fasf-food: se adquiridos separadamente, ficam mais
caros.
A reportagem do Consumidor Moderno avaliou as quatro principais empresas que oferecem esses serviços: NET, GVT, Vivo Speedy e Claro TV, em quesitos como preço, atendimento e clareza de informações, para que escolha entre esses serviços seja facilitada. Não foram avaliados itens como qualidade de conexão, qualidade de sinal e atendimento para quem já possui esses produtos.
O serviço
A reportagem do Consumidor Moderno avaliou as quatro principais empresas que oferecem esses serviços: NET, GVT, Vivo Speedy e Claro TV, em quesitos como preço, atendimento e clareza de informações, para que escolha entre esses serviços seja facilitada. Não foram avaliados itens como qualidade de conexão, qualidade de sinal e atendimento para quem já possui esses produtos.
O serviço
Os
combos costumam ter opções gradativas na velocidade da internet,
quantidade de canais da televisão e pacote de minutos ou tarifas no
telefone fixo. Isso varia de acordo com a cidade e região. Também é
possível montar seu próprio combo. A tabela abaixo é referente aos
serviços oferecidos na capital de São Paulo.
Instalação e facilidades
A
busca pelo serviço de combo tem que levar em conta a facilidade e
agilidade na instalação e se haverá algum tipo de suporte por conta da
companhia. Nesse quesito o Speedy, da Vivo Telefônica, tem a pior opção.
Primeiro, é preciso aguardar até sete dias para que a linha telefônica
seja instalada no poste da residência e essa é a única vez que você terá
a oportunidade de ver um funcionário da empresa, caso veja. A
instalação para dentro da residência do telefone é de “responsabilidade
do cliente”. Caso você não queira perder tempo para providenciar algum
técnico particular, nem tente esse serviço.
Depois da epopeia de
instalação da linha telefônica, é preciso aguardar até 30 dias para a
chegada do modem pelo correio. Sim, a instalação também é feita pelo
cliente, com a ajuda de um guia. Caso você queira a TV a cabo (que é de
se esperar de um combo), você tem que esperar estar tudo instalado e aí
solicitar essa parte do serviço. O tempo de espera é indefinido, segundo
atendimento telefônico da empresa. A única vantagem é que o serviço não
tem fidelidade e a aparelhagem é gratuita. Mas a paciência tem que ser
longa, pois pode demorar mais de um mês para ter tudo instalado e
funcionando.
A Claro TV, que une serviços da Embratel, Claro e
NET, também segue o mesmo princípio. O equipamento de telefone e
internet é enviado por Sedex, que chega de 5 a 7 dias úteis. Eles já vem
habilitados, mas o cliente tem que instalar, com exceção da TV a cabo,
que pode ter a instalação agendada e feita em até 48h. O serviço tem a
fidelidade de um ano e o equipamento é gratuito, dependendo do combo
escolhido e da forma de pagamento.
Para evitar dores de cabeça, os
serviços de instalação mais descomplicados são da NET e da GVT. Na GVT,
tudo é instalado por uma equipe em até sete dias úteis, o equipamento é
gratuito, caso opte pela fidelidade. A NET também envia uma equipe para
instalação de todo o combo em três dias, dependendo da demanda. O
equipamento é gratuito e a fidelidade é de um ano.
No site
Na
maioria dos casos, as informações sobre combos nos sites das empresas
são claras e descomplicadas. Na home da GVT, NET Virtua e Vivo Speedy há
abas que levam o cliente diretamente para a listagem de combos, além de
opções de montar o seu próprio pacote e escolher os subprodutos que se
adéquam melhor a cada necessidade. No caso da Claro TV, as dificuldades
começam antes mesmo de acessar o site: há pelo menos três opções de
endereços que o cliente pode acessar, clarocombo.com.br;
clarotvoferta.com.br e portalclaro.com.br, de forma que não é possível
entender qual é o melhor para acessar, ou até mesmo qual é o
“verdadeiro”. No portal da Claro, as informações sobre combos se referem
a pacotes de internet móvel (o que complica mais ainda quem busca pela
informação), portanto, recomendamos o clarocombo.com.br.
Nenhum
dos sites oferece atendimento online (via chat), com exceção da NET. Lá,
o tempo de espera varia de acordo com o dia da semana e horário
acessado. Nas três tentativas da reportagem, todas foram atendidas em
menos de 3 minutos. Porém, isso não necessariamente significa mais
agilidade para quem prefere a internet ao telefone, a maioria das
respostas são prontas e se as perguntas feitas pelo cliente se tornam
muito específicas, o atendente informa que é preciso entrar em contato
com o atendimento telefônico. No fim das contas, você terá que usar o
serviço de telefone para conseguir contratar ou obter informações.
Atendimento telefônico
O atendimento telefônico para adquirir esses serviços de uma maneira
geral é bem satisfatório, visto que representantes são responsáveis pelo
atendimento e não operadores de telemarketing que atendem quem já é
cliente. O melhor canal de atendimento é da GVT, seguido pela NET. A NET
tem uma URA muito humanizada, diferente da voz robótica que são usadas
normalmente. Os atendentes de ambos são cordiais e explicam detalhes dos
combos com atenção.
O pior atendimento telefônico é da Vivo
Telefônica, seguido por Claro TV. Os atendentes de ambos falam muito
rapidamente as decoradas condições dos serviços, além de não serem
cordiais e pacientes. O maior tempo de espera foi da Claro TV, que
apesar de ter uma URA humanizada e simpática, demorou em média cinco
minutos antes de cair com o atendente (que aparentemente derrubou a
ligação quando as perguntas complicaram demais).
Ao avaliar
fatores como opções do combo, preço, atendimento, instalação etc, a
opção de empresa que mais demonstrou confiança e disposição foi a GVT,
que já está presente em inúmeras cidades de todo o País e, aos poucos,
estabelece terreno na capital de São Paulo. Quando isso acontecer,
provavelmente irá mudar a postura e combos oferecidos pelos
concorrentes, que irão perceber a possibilidade de perder uma grande
quantia de clientes, já que a empresa é líder em outras cidades.
Fonte: Uol
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