sábado, 25 de maio de 2013

Dicas de Segurança Infantil

Quem tem criança em casa sabe que a atenção deve ser redobrada. Não importa a idade, as crianças são sempre curiosas e muito ativas; isso faz com que a casa se transforme em um mundo de descobertas, mas também em palco de muitos acidentes.
Crianças adoram escalar e encontram nos móveis da casa os lugares ideais para estas brincadeiras. Contudo, subir nos móveis traz sérios riscos à segurança das crianças. Todos os anos, centenas de crianças são hospitalizadas por conta de móveis que tombaram sobre elas quando tentavam escalá-los. As crianças menores de cinco anos são mais suscetíveis a esse risco.
Grande parte dos acidentes com crianças podem ser evitados com cuidados simples, fazendo pequenas mudanças no ambiente doméstico, como na aquisição de móveis seguros, no cuidado com a montagem e no próprio posicionamento do móvel, garantindo maior estabilidade.
Nunca deixe as crianças sem supervisão. Muitas vezes seus brinquedos podem representar um verdadeiro risco. Por isso exija sempre o selo de conformidade do Inmetro em qualquer brinquedo na hora de adquiri-lo e veja se a faixa etária do produto corresponde à idade da criança. Lembre-se de que pequenas peças podem ser engolidas e o atendimento a emergências deve ser rápido. Evitar os acidentes é bem mais fácil e barato que socorrê-los. Por isso, aqui vão algumas dicas:
Televisores podem tombar sobre crianças, causando graves ferimentos
Televisores podem tombar sobre crianças, causando graves ferimentos
Os móveis que suportam um televisor não devem ter rodas ou deve-se mantê-las sempre travadas. Além disso, jamais coloque um televisor sobre um móvel com gaveta, ainda que possua tranca, pois o puxador pode servir como alavanca para a criança balançar o móvel e derrubar o televisor. Lembre-se também de não instalar a tevê em móveis pequenos ou instáveis. Televisores com telas finas inclinam-se facilmente podendo cair por sobre a criança. Por isso, o móvel deve ser maior que o aparelho, deixando espaço à frente, atrás e nas laterais. Verifique o peso do televisor e assegure-se de que é compatível com o móvel que lhe servirá de base.
Brinquedos espalhados são causas frequentes de quedas
Brinquedos espalhados são causas frequentes de quedas
Ensine a criança a guardar seus brinquedos depois de usá-los. Brinquedos espalhados causam acidentes como quedas e cortes, por exemplo. Não deixe partes pequenas de objetos sirvam como brinquedo para as crianças e descarte as embalagens do brinquedo logo após sua abertura.
Apesar de bonitos, os enfeites dos berços trazem perigo aos bebês.
Apesar de bonitos, os enfeites dos berços trazem perigo aos bebês.
Não coloque brinquedos e bonecos de pelúcia para enfeitar o berço, pois a criança pode se asfixiar com eles. O mesmo conselho vale para almofadas, use apenas o travesseiro com que a criança dorme e retire qualquer outro do berço. Tenha cuidado com móbiles e adereços pendurados no berço, pois a criança pode se pendurar e eventualmente causar asfixia. Evite que as correntes ou cordões de cortinas e persianas estejam ao alcance das crianças ou próximas de sua cama ou berço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário