quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dilma propõe manter mesmo percentual de indenização sobre FGTS dos demais trabalhadores


Aplicar multa de 40% para o FGTS se contrapõe à sugestão feita pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da comissão, que previa 5% e 10% se houvesse acordo para demissão ou o desligamento fosse decisão do empregador.
O governo também propôs flexibilizar a jornada de trabalho das domésticas. A proposta pode ser estendida a babás, cuidadoras e motoristas. Dilma apresentou três possibilidades de jornada: 8 horas diárias ou 44 horas semanais, com no máximo quatro horas extras por dia; 12 horas diárias e 36 horas de intervalo de descanso; e criação de banco de horas para compensação da hora trabalhada além do expediente com validade de um ano.
As propostas foram entregues ao senador Romero Jucá e ao deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), presidente da comissão mista. Segundo Jucá, os parlamentares vão agora elaborar projeto de lei para tramitar na Câmara e no Senado. Pela PEC aprovada em abril, a regulamentação dos direitos deve ser finalizada até o começo de julho. O senador ficou de apresentar o relatório final esta semana.
O governo explicou ainda que a contribuição de 12% para o INSS cobrirá outros direitos previstos pela PEC, como seguro contra acidentes de trabalho, seguro-desemprego e salário-família. Para empregados continua valendo alíquotas de 8% a 11% para o INSS, conforme a faixa salarial.
OUTROS PONTOS
SITE PARA CADASTRO
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, informou que site do governo abrigará o Simples Doméstico, que será mantido pela Receita e os ministérios da Previdência e do Trabalho. Ele vai unificar o pagamento do FGTS, do INSS e do IR, quando for o caso. Mas só estará no ar quando a regulamentação dos direitos entrar em vigor.
HORA EXTRA
Hora extra das domésticas será acrescida de 50%. O adicional noturno (22h as 5h da amanhã) será de 20%.
FERIADOS
Trabalho nos feriados será permitido, desde que haja uma folga para compensar ou seja pagamento em dobro das horas trabalhadas.
INTERVALO
Pela proposta de Dilma, as domésticas passam a ter intervalo de uma hora de descanso, podendo ser reduzido a 30 minutos se houver acordo. O intervalo mínimo de descanso entre as jornadas seria de 11 horas, e os trabalhadores teriam direito a um dia livre, de preferência nos domingos.
RISCO DE DEMISSÃO
Para o presidente da ONG Doméstica Legal, Mário Avelino, adotar multa de 40% sobre o FGTS e não reduzir a alíquota do INSS, vão aumentar o risco de demissão. “O governo desonerou vários setores da economia. Mas não faz isso para aliviar o empregador doméstico que vai arcar com os custos. Vai haver demissão!”, alerta. 
Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário