A classe média brasileira, também conhecida como classe C, foi
responsável pela movimentação de 58% do crédito do País em 2013, sendo
que no período, eles gastaram mais de R$ 1,17 trilhão.
Os
dados, que são do levantamento “Faces da Classe Média” realizado pela
Serasa Experian e o Instituto Data Popular, mostram que a pirâmide de
classes econômicas se transformou em um losango com o crescimento da
classe média. Entre os fatores que influenciaram esse cenário estão a
diminuição da pobreza e desemprego, aumento do salário mínimo e da
renda, além do crescimento econômico em geral que o Brasil passou depois
da implementação do Plano Real em 1994.
Fazem
parte da classe C aqueles que têm renda domiciliar per capita entre R$
320,01 e R$ 1.120 por mês. Vale lembrar que metade da população
brasileira tem uma renda de até R$ 513 e somente 5% contam com uma renda
per capita acima de R$ 2.450.
Além disso, a
tendência é de que a população pertencente a classe média cresça nos
próximos anos. Em 2013, 54% dos brasileiros estavam classificados na
classe C, enquanto 24% estavam nas classes DE e 22% nas AB. Já para
2023, a previsão é de que a 58% dos brasileiros façam parte da classe
média, contra 33% das AB e somente 9% das DE.
Setores
No
ano passado, a classe C consumiu R$ 223,3 bilhões em alimentos, R$ 71,8
bilhões em saúde e R$ 61,6 bilhões em vestuário. Já neste ano, os
consumidores dessa classe pretendem comprar 8,5 milhões de viagens
nacionais, 7,8 milhões de móveis para casa, 6,7 milhões de aparelhos de
TV (impulsionado pela Copa do Mundo de 2014), 4,8 milhões de geladeiras e
4,5 milhões de tablets.
Para o presidente do Data
Popular, Renato Meirelles, a classe média deixou de ser um segmento de
mercado e para muitas categorias se tornou o principal público
consumidor. “Entender as várias faces deste público é fundamental para
que empresas e poder público desenvolvem estratégias mais eficientes de
marketing e comunicação, afinal, estamos falando de mais de 100 milhões
de pessoas”, afirma.
Fonte: MSN.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário