sábado, 15 de fevereiro de 2014

Veja a diferença entre emagrecer e perder peso


Quando falamos a palavra "emagrecer" as pessoas já pensam em dietas loucas ou na perda de peso do dia para noite. No entanto, emagrecer e perder peso são coisas totalmente distintas. Para solucionar essas dúvidas, buscamos profissionais da área da saúde para explicar quais são essas diferenças. Confira as dicas e saiba como atingir seu real objetivo:

Emagrecer X Perder Peso
É difícil de compreender e até mesmo aceitar, mas são coisas totalmente diferentes. De acordo com a nutricionista Ana Huggler, da Global Nutrição, a perda de peso está diretamente relacionada com a diminuição da massa corporal, no qual podemos ver os números da balança cada vez mais baixos. Já o emagrecimento está relacionado apenas à redução de qualquer quantidade de gordura corporal. 
"Perder peso é reduzir o numero na balança. É perder gordura, líquido, massa muscular, ou seja, objetivo atendido no que diz a peso. Emagrecer é além de reduzir peso na balança, é diminuir gordura aumentando a massa muscular, ou seja, para isso, se faz necessárias mudanças nos hábitos de vida, deixando o sedentarismo de lado e se alimentando corretamente, reduzindo a quantidade de calorias ingeridas, incluindo alimentos como frutas, verduras e cereais".
Segundo a personal trainer Adriana Ribas as pessoas buscam mais a perda de peso rápida, pois querem impressionar em festas ou viagens. "Muita gente investe em dietas rápidas, com o objetivo de perder peso instantaneamente, pois precisam impressionar em uma festa, viagem à praia, ou simplesmente a vontade de recuperar em curto tempo o peso que ganhou em meses.
Dietas e perda de peso
"Não existe milagre, existe consciência e reeducação alimentar", afirma a personal trainer Adriana Ribas. Isto quer dizer que existem benefícios em "dietas" que dizem "Perca peso em 3 dias" ou "5 passos para perder peso em 1 semana". "Geralmente, essas dietas tem o valor energético e nutritivo reduzido, portanto a imunidade do organismo cai, provocando casos como anemia, irritação, problemas com estômago entre outros. Não existe um bom resultado, essas dietas só oferecem malefícios. As pessoas que fazem essas dietas radicais acabam emagrecendo, mas por ser de maneira drástica - com cardápio tedioso - assim que terminam a dieta, elas recuperam todo peso perdido ou até engordando mais".
Diferença entre perda de gordura e perda muscular
A diferença é fácil de compreender. "Perder gordura é perder o tecido adiposo (onde ficam depositadas nossas reservas de energia, gordurinha). A perda de massa muscular é quando perdemos também proteína, massa magra. Com a dieta há a redução de calorias por meio de uma reeducação alimentar, portanto, menos ingestão menos peso corporal, por isso, devemos associar a pratica de exercícios físicos, para que ambos, dieta e atividade, mantenham o equilíbrio entre massa e gordura", afirma Ana Huggler. Ainda segundo a médica, as pessoas confundem essa situação porque sempre querem estar de acordo com a balança e ela acaba nos mostrando o que queremos ver superficialmente.
Emagrecer com saúde
Aliar a práticas de exercícios físicos com alimentação saudável não tem segredo. Todos os especialistas recomendam essa mudança de hábito. "Devemos modificar hábitos em nossas vidas, ou seja, torná-los mais saudáveis com a prática de exercícios e o consumo de alimentos mais naturais", conclui a nutricionista.
A personal Adriana Ribas propõe uma reeducação alimentar e pede para que se evite alguns tipos de industrializados. "Fazer uma reeducação alimentar que inclui todas as refeições com alimentos saudáveis, comer de 3 em 3 horas, beber muita água, não tem segredo. Basta força de vontade para cortar frituras, açúcar, refrigerantes, diminuir o consumo de industrializados e assim obterem uma mudança de hábito. Esse é um processo profundo, no qual os resultados acontecem em médio prazo e de maneira segura, eficaz e duradoura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário