terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Entram em vigor quinta-feira novas regras para diminuir ruído de eletrodomésticos

Inmetro deve impedir entrada de produtos irregulares no país Foto: SXC.hu
Liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cabelo passarão a ser avaliados, além da segurança elétrica, pelo nível de emissão de ruído. É o que determina a Portaria nº 388/2013 do Inmetro, que inclui a classificação de potência sonora no Selo Ruído. A partir de quinta-feira, os três produtos deverão ser fabricados e importados somente de acordo com as novas regras. O instituto controlará as importações e impedirá a entrada de mercadorias irregulares. Para o comércio, o prazo de adaptação vai até 20 de agosto de 2016.
O Inmetro vai classificar os decibéis de ‘1’ (mais silencioso) a ‘5’ (menos silencioso), no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
- O objetivo é dar mais conforto às pessoas em casa. Recebemos reclamações, por exemplo, de consumidores que hoje precisam fechar todas as portas de janelas na hora de usar um liquidificador ou aspirador por causa do barulho. Como consequência, esperamos que os produtos menos silenciosos sejam gradativamente melhorados ou eliminados do mercado à medida que as pessoas exercem a compra mais consciente utilizando as informações do selo - afirma Marcos Borges, responsável pelo PBE.
Nos próximos dois anos, o Inmetro vai estudar a implantação da classificação sonora para outros eletrodomésticos, como máquinas de lavar e aparelhos de ar condicionado.
O Selo Ruído, parceria entre o Inmetro e o Ibama, foi instituído pela Resolução Conama 20/1994. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora – Silêncio, que tem como objetivo combater a poluição sonora do país, orientar o consumidor na hora de escolher eletrodomésticos mais silenciosos, estimular os fabricantes a produzirem produtos com níveis de ruídos cada vez menores e proporcionar mais conforto ao cidadão.
Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário