sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dia Internacional da Camisinha é comemorado hoje

 

Camisinhas: um dia internacional só para elas
Foto: Reprodução
Quinze bilhões de camisinhas são fabricadas por ano mas não são, assim tão populares, mesmo no Dia Internacional da Camisinha, comemorado nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. Construir um preservativo melhor é a meta de pesquisadores em laboratórios em todo o mundo, assim como Bill Gates, cuja fundação está apoiando alguns desses esforços com doações de US$ 100 mil, e a promessa de até US$ 1 milhão se os primeiros testes forem bons, segundo o site da revista “The Economist”. 

A Fundação Bill e Melinda Gates está interessada nas camisinhas pelas mesmas razões que nós. Não apenas para prevenir gestações indesejadas, mas para evitar a transmissão de doenças venéreas, particularmente HIV. Até agora, 11 propostas foram escolhidas entre 812, e a segunda fase já está em andamento, com prioridade para aquelas usadas por mulheres. O resultado será anunciado em maio. 
Uma das abordagens mais intrigantes para a construção de um preservativo melhor é reforçar o látex que, em preservativos modernos, é feito a partir de grafeno. Este material, composto de átomos de espessura folhas de carbono, é um dos mais fortes conhecidos e sua espessura (ou melhor, a falta dela) e força a tornam um ponto de partida óbvio para algo que é suposto ser permeável ao prazer, mas não para qualquer outra coisa. O colágeno é outra matéria-prima que pode ser usada pelos fabricantes. Ou polímeros que imitam a sensação da pele desprotegida.
Embora as taxas de mortalidade por Aids estejam caindo, graças à grande disponibilidade de medicamentos antirretrovirais, o HIV ainda está se espalhando. Na ausência de abstinência, ou de total fidelidade, preservativos são a melhor maneira de lutar contra a doença. E qualquer preservativo deve ser bem-vindo.
Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário