sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Protetor solar: importadora anuncia recall do Australian Gold

Amostras foram recolhidas na capital paulista Foto: FOTO: Montagem sobre Divulgação
A distribuidora do protetor solar Australian Gold, Frajo Internacional de Cosméticos S/A, comunicou nesta quinta-feira o recall dos lotes 00601 e 01288 do protetor solar SPF 30 Plus Spray Gel Clear, de 237 ml, por adulteração na data de validade. Os consumidores poderão optar entre a substituição do produto ou a devolução do dinheiro
Os dois lotes foram colocados no mercado com a data de validade alterada para abril de 2016. O lote 00601 venceu em junho de 2013 e o 01288 vencerá em março deste ano.
No último dia 7, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia suspendido a distribuição, o comércio e o uso, em todo o território nacional, dos dois lotes. A reguladora também determinara que a Frajo recolhesse o estoque que está disponível no mercado.
Conforme O GLOBO noticiou em dezembro, a Proteste - Associação de Consumidores notificou a Frajo ao identificar adulteração na data de validade em produtos nos dois lotes agora proibidos de comercialização e uso pela Anvisa. Importados dos Estados Unidos, os protetores estavam com o prazo expirado desde junho e outros venceriam em março de 2014. Nos dois casos, foram colados adesivos sobre a informação original impressa na embalagem, com novos prazos, estendidos até abril de 2016. A fraude foi detectada após um teste realizado pela entidade com dez marcas de protetores. As amostras foram compradas na capital paulista.
Após o teste, a entidade pediu ao distribuidor que convocasse recall de todos os protetores da marca com data de validade alterada, assim como a entrega de filtros solares ao consumidor com correta indicação da data de expiração ou a devolução do valor pago, monetariamente corrigido, conforme a escolha de cada consumidor. A Proteste também pediu à Anvisa e aos ministérios públicos dos estados do Espírito Santo, onde fica a distribuidora, e de São Paulo, que tomassem providências a respeito dos dois lotes.
No comunicado de recall, a Frajo informa que a utilização do produto após o fim do prazo de validade pode não oferecer o nível de proteção solar esperado, por isso as unidades dos lotes 00601 e 01288 devem ter o uso suspenso após as validades originais.
Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário