sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Feriados podem ter um alto custo para a economia

Descansar é bom e todo mundo gosta. Mas os dias de economia inerte podem custar muito para a máquina financeira do país. As perdas ocasionadas pelos feriados nacionais e estaduais à indústria brasileira podem atingir R$ 45,5 bilhões em 2014, valor 2,8% maior do que o estimado para o ano passado. Isso significa dizer que a economia brasileira deixará de produzir até 3,6% do seu PIB industrial. 
Para cada 10% de pessoas [trabalhadores] que ficarem em casa [de folga em dias de jogos], haverá perda correspondente a 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto)”, disse o assessor econômico da FecomercioSP, Fábio Pina. De acordo com ele, o cálculo tomou por base a produção diária nos vários segmentos econômicos, incluindo o comércio, os serviços, a indústria e a agricultura.
A paralisação excessiva da atividade econômica gerada pelos feriados será maior em 2014 porque 30 dos 44 feriados estaduais cairão em dia útil, seis a mais do que no ano passado. Dos feriados nacionais, oito de 12 ocorrem em dia de semana, originando pontos facultativos ou a prática de “enforcamentos”. Não haverá feriado estadual em dia de semana em cinco estados brasileiros, cujas perdas ficarão relacionadas aos oito feriados nacionais: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Roraima. É a situação também do Distrito Federal. Os estados mais industrializados são também os que concentram as maiores perdas.
Veja o balanço das perdas em cada estado brasileiro:
Fonte: Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário