quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Download do programa do Imposto de Renda 2014 já está disponível

Os contribuintes que quiserem se preparar com antecedência para o acerto de contas com o Leão poderão baixar a partir desta quarta-feira o Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2014 (ano-base 2013). Ele já está disponível na página do Fisco na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Com o programa, será possível começar a preencher a declaração do IR. Mas o envio à Receita só poderá ser feito a partir de 6 de março, quando começa o prazo oficial para a entrega dos documentos.
Este ano, também será possível usar tablets e smartphones para realizar o acerto de contas. Mas, neste caso, os aplicativos estarão disponíveis apenas em 6 de março, em versões para o sistema Android (Google Play) e IOS (App Store). Os contribuintes que quiserem utilizar a Declaração de Ajuste Anual Pré-preenchida também deverão esperar pelo início do prazo oficial. Este ano, pela primeira vez, o Fisco oferecerá um arquivo com dados como rendimentos, deduções, bens, direitos e dívidas, que poderá ser baixado no Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte concorde com as contas da Receita, ele precisa apenas enviar o documento. Caso contrário, ele poderá fazer alterações no documento e, depois, liberá-lo. Existem, no entanto, algumas restrições para obter a declaração pre-preenchida. Além de ter certificação digital, a pessoa física não pode, por exemplo, estar na malha fina ou ter fonte pagadora que conste em lista inidônea (ou seja, tenha praticado alguma fraude).
Este ano, o programa gerador da declaração trouxe novidades. Será possível, por exemplo, importar o informe de rendimentos das fontes pagadoras, o informe dos planos de saúde e o comunicado da condição de não-residente no país. Assim, ao criar sua declaração em 2014, o contribuinte poderá importar o arquivo da fonte pagadora que será compatível com o programa e inserir os dados nos campos corretos. O mesmo vale para os informes dos planos de saúde e para comunicado da condição de não-residente.
Os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 25.661,70 em 2013 são obrigados a prestar contas. Também deverão apresentar o documento as pessoas que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado. O Fisco espera receber 27 milhões de declarações até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo. O número representa uma alta de quase um milhão de declarantes na comparação com o ano passado.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, orientou os contribuintes a procurar entregar a declaração logo no início do prazo, especialmente quem tem direito à restituição.
— Quem entregar primeiro vai receber a restituição primeiro. Além disso, quando deixa para os últimos dias, a pessoa corre o risco de não encontrar os documentos ou ter alguma dúvida, por exemplo sobre a venda de um imóvel — disse.
Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário