Hoje, no momento de uma pesquisa online por produtos e melhores
preços, o consumidor também está conectado as redes sociais
compartilhando, validando suas opiniões com amigos, aprendendo e
desenvolvendo uma nova postura de consumo.
Diante dessa dinâmica,
analistas já detectaram, por exemplo, que o consumidor que participa da
“vida social” de uma marca/empresa através das redes sociais, vai
consumir e indicar mais os produtos ou serviços daquela empresa. Isso é o
engajamento do consumidor com a marca. Em contrapartida, o que ele
espera no momento de ser atendido? Um bom atendimento, óbvio. Mas não é
isso que ele tem encontrado.
Uma nova pesquisa da Aspect
Software, companhia de gerenciamento de interações com o cliente,
revelou que 80% dos consumidores norte-americanos acham que as marcas
precisam fazer uma grande mudança na forma como prestam atendimento ao
cliente. Talvez a resolução para 2014 de algumas empresas devesse ser
responder às queixas de seus clientes, como os 89% que ficam incomodados
quando precisam se repetir sobre a mesma questão.
"Não é nenhum
segredo que o atendimento ao cliente tem um estigma de longa data de
causar dores de cabeça e aborrecimentos aos consumidores. Parte do
desafio é que os clientes mais móveis e autônomos de hoje têm
expectativas mais altas e exigem interações nos seus próprios termos. E,
em geral, as marcas não se adaptaram a essa relação em constante
evolução", diz Jim Freeze, CMO da Aspect. "A resposta para as empresas é
esforçar-se para fornecer uma experiência omni-channel, onde uma
interação possa começar em um canal ou dispositivo e ser transferida de
forma transparente para outro, sem o cliente se sentir alienado ou
esquecido."
Essa experiência omni-channel é o que os consumidores
esperam, contudo, ao mesmo tempo em que 91% dizem que gostaria de ser
capaz de voltar ao ponto de onde parou quando entra em contato com o
atendimento ao cliente sobre um mesmo assunto, apenas quatro em cada dez
empresas (39%) têm sido capazes de fazer isso. O apelo às marcas para
responder a essa expectativa de atendimento ao cliente omni-channel é
claro:
• Seja consistente: Apenas 57% concorda que sua experiência
é consistente, não importa por qual meio eles entrem em contato com o
atendimento ao cliente.
• Tenha e use a informação certa: Ao mesmo tempo em que 94% diz que o atendimento ao cliente precisa ter as informações mais atualizadas sobre os consumidores, não importa por qual canal, quase a metade (47%) diz que os dados que o atendimento ao cliente normalmente têm no registro raramente parecem ajudar a resolver o seu problema.
• Quebre as barreiras: À medida que os limites entre as transações físicas e online desaparecem, 91% quer que o atendimento ao cliente seja mais bem informado sobre promoções atuais.
"A capacidade das empresas inovadoras e centradas no cliente de enfrentar esse desafio e oferecer uma experiência omni-channel não só vai ajudar a reter e atrair clientes, mas também terá um impacto mensurável sobre os resultados financeiros", acrescenta Freeze.
• Tenha e use a informação certa: Ao mesmo tempo em que 94% diz que o atendimento ao cliente precisa ter as informações mais atualizadas sobre os consumidores, não importa por qual canal, quase a metade (47%) diz que os dados que o atendimento ao cliente normalmente têm no registro raramente parecem ajudar a resolver o seu problema.
• Quebre as barreiras: À medida que os limites entre as transações físicas e online desaparecem, 91% quer que o atendimento ao cliente seja mais bem informado sobre promoções atuais.
"A capacidade das empresas inovadoras e centradas no cliente de enfrentar esse desafio e oferecer uma experiência omni-channel não só vai ajudar a reter e atrair clientes, mas também terá um impacto mensurável sobre os resultados financeiros", acrescenta Freeze.
Um relatório recente
do Aberdeen Group mostra empresas que adotam uma estratégia omni-channel
alcançando maiores taxas de retenção de clientes: 91% maiores de um ano
para o outro, em comparação com as empresas que não o fazem. “Isso é um
benefício significativo para o negócio, e não é nenhuma surpresa, já
que os consumidores estão sinalizando por essa mudança de forma alta e
clara" conclui Freeze.
Para o vice-presidente de vendas da Aspect
para a América Latina, Alejandro Bourg, o atendimento ao cliente fora do
solo americano é muitas vezes visto pelas empresas como uma necessidade
e não como uma oportunidade. “Aqui, a omnicanalidade está apenas
começando. Os canais ainda são vistos de forma independente, e muitos
deles são ignorados. A crescente mobilidade dos clientes mostra que o
atendimento omni-channel é necessário e também uma oportunidade para
melhorar a qualidade da experiência na interação com os clientes”,
contextualiza.
De maneira geral, o resultado da pesquisa com
consumidores norte-americanos é muito similar ao cenário do atendimento
ao cliente no Brasil. Aqui, os consumidores estão igualmente fartos de
repetirem seu problema inúmeras vezes e serem ignorados.
“As
novas plataformas de comunicação deram poder e autonomia para os
clientes, e eles não vão deixar de pressionar as empresas em busca de
uma experiência omni-channel, consistente e de qualidade”, finaliza
Bourg.
Fonte: Uol - Consumidor Moderno
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