Planos permitem acesso a serviços como WhatsApp, Chat On e torpedos,
para que clientes se comuniquem gastando menos. Ideal é escolher o
melhor pacote.
Hoje, operadoras oferecem
pacotes, serviços e descontos na compra do produto. O uso de
aplicativos, como WhatsApp e ChatOn, por exemplo, permitem que o
clientes reduza a conta.
O DIA fez um levantamento com as principais operadoras de telefonia móvel e pesquisou preços para que o consumidor possa adequar o gasto com o celular. De acordo com Marco Quintarelli, especialista em varejo do Grupo AZO, o primeiro passo para economizar é escolher o plano certo para o perfil do consumidor.
O plano pré-pago permite mais controle sobre quanto se vai gastar ao longo do mês. Mas não é a melhor alternativa para as pessoas que precisam fazer várias recargas, pois nele o custo por minuto é maior. Os planos pós-pagos podem se tornar mais vantajosos, dependendo da tarifa e de quanto o consumidor usa o aparelho para fazer ligações. Quintarelli lembra também que o uso de aplicativos de mensagens ajudam a reduzir os custos.
O DIA fez um levantamento com as principais operadoras de telefonia móvel e pesquisou preços para que o consumidor possa adequar o gasto com o celular. De acordo com Marco Quintarelli, especialista em varejo do Grupo AZO, o primeiro passo para economizar é escolher o plano certo para o perfil do consumidor.
O plano pré-pago permite mais controle sobre quanto se vai gastar ao longo do mês. Mas não é a melhor alternativa para as pessoas que precisam fazer várias recargas, pois nele o custo por minuto é maior. Os planos pós-pagos podem se tornar mais vantajosos, dependendo da tarifa e de quanto o consumidor usa o aparelho para fazer ligações. Quintarelli lembra também que o uso de aplicativos de mensagens ajudam a reduzir os custos.
De
acordo com o especialista, o planejamento é fundamental, pois é por ele
que a economia deve começar. “Atualmente, os usuários de telefonia
celular têm diversas formas de comunicação, usando voz, texto e
internet. O primeiro passo para economizar é o consumidor identificar
qual a sua real necessidade da forma de comunicação e contratar o plano
mais adequado a sua realidade”, afirmou Quintarelli.
Ele diz que,
para quem tem smartphone e pacote de internet, usar os aplicativos
gratuitos de contato, como o WhatsApp, por exemplo, pode ser uma
alternativa para reduzir custos.
Com tantas ofertas e planos para o consumidor, fica difícil decidir. Foi o que ocorreu com a
advogada Valéria Ramiz Wright, 48 anos.Depois de migrar de operadoras e encontrar disparidades de preços, ela trocou o plano pós-pago pelo pré-pago e passou a usar mais os aplicativos oferecidos. Ela explica que sua conta oscilava entre R$ 400 e R$ 1 mil por mês. Após a troca de plano, o valor caiu para R$ 250. “Foi a medida mais drástica que fiz, pois as tarifas são as mais loucas, e os vendedores dizem uma coisa para te atrair para o ‘plano x’. Quando vem a conta, não é nada disso”, reclama.
Com tantas ofertas e planos para o consumidor, fica difícil decidir. Foi o que ocorreu com a
advogada Valéria Ramiz Wright, 48 anos.Depois de migrar de operadoras e encontrar disparidades de preços, ela trocou o plano pós-pago pelo pré-pago e passou a usar mais os aplicativos oferecidos. Ela explica que sua conta oscilava entre R$ 400 e R$ 1 mil por mês. Após a troca de plano, o valor caiu para R$ 250. “Foi a medida mais drástica que fiz, pois as tarifas são as mais loucas, e os vendedores dizem uma coisa para te atrair para o ‘plano x’. Quando vem a conta, não é nada disso”, reclama.
Dicas para o consumidor falar mais e pagar menos
A
conta do celular pode se tornar um grande problema para o consumidor
caso não seja controlada. O primeiro passo para economizar é escolher o
plano certo.
Apesar da modalidade pré-paga oferecer maior
controle de quanto se vai gastar ao longo do mês, nem sempre é a melhor
alternativa para as pessoas que precisam efetuar várias recargas ao
longo do mês, pois nelas o valor do minuto é maior. Os pós-pagos podem
ser mais vantajosos conforme a tarifa e a duração das ligações.
As chamadas de telefone móvel para a fixo também têm descontos, por isso, vale fazer uma pesquisa do custo do minuto da ligação em cada empresa. Mas fique atento: ligar de telefones fixo para celulares normalmente não têm desconto e sai mais caro no fim das contas. Recados na secretária eletrônica dos celulares também são cobrados. Se puder, evite-os.
As chamadas de telefone móvel para a fixo também têm descontos, por isso, vale fazer uma pesquisa do custo do minuto da ligação em cada empresa. Mas fique atento: ligar de telefones fixo para celulares normalmente não têm desconto e sai mais caro no fim das contas. Recados na secretária eletrônica dos celulares também são cobrados. Se puder, evite-os.
Para
quem tem parentes ou amigos em outras cidades ou países e precisa fazer
ligações de longa distância, a solução pode ser usar softwares de
chamada de voz (VoIP), sendo o Skipe o mais conhecido. Para quem não usa
esse sistema, pesquisar o preço das tarifas das operadoras é a melhor
saída. Há vários planos e opções disponíveis — um deles pode se encaixar
melhor no seu perfil e adequar-se também ao seu bolso.
Mas não somente as ligações são cobradas. O uso da internet no celular e as mensagens de texto e multimídia também podem fazer diferença e aumentar o valor da conta. Para quem tem acesso à banda larga, alguns programas de conversa por mensagens instantâneas podem ser uma boa opção para economizar na conta no fim do mês.
Mas não somente as ligações são cobradas. O uso da internet no celular e as mensagens de texto e multimídia também podem fazer diferença e aumentar o valor da conta. Para quem tem acesso à banda larga, alguns programas de conversa por mensagens instantâneas podem ser uma boa opção para economizar na conta no fim do mês.
Com base no que cada operadora oferece, escolha o pacote adequado
Com mais de 76,6 milhões de clientes em linhas móveis, sendo mais de sete milhões só no Estado do Rio de Janeiro, a Vivo aposta nos clientes classe C para impulsionar o seu crescimento. No início do ano, a operadora lançou o pacote Vivo Tudo para cliente pré-pago. O plano oferece SMS, internet e serviço de voz por menos de R$ 1 por dia.
Com mais de 76,6 milhões de clientes em linhas móveis, sendo mais de sete milhões só no Estado do Rio de Janeiro, a Vivo aposta nos clientes classe C para impulsionar o seu crescimento. No início do ano, a operadora lançou o pacote Vivo Tudo para cliente pré-pago. O plano oferece SMS, internet e serviço de voz por menos de R$ 1 por dia.
Outra
alternativa de economia, segundo a empresa, é o plano Controle, que sai
a R$ 35 por mês. “Os clientes precisam avaliar área de cobertura e
serviços antes de escolher a operadora. Um dos maiores pesos na conta do
celular são as chamadas ‘off net’, ou seja, chamadas entre as
operadoras”, informou Luciene Dias, diretora regional da Vivo.
A
Oi investe no SMS para alavancar a receita. No pacote Tudo por Dia, por
exemplo, o cliente pode enviar 500 SMS para números Oi e 30 SMS para
outras operadoras por R$ 0,50, no dia em que usar. Além disso, a
operadora oferece pacotes com até 88% de desconto em relação ao preço do
SMS avulso.
Na TIM, a cobrança diferenciada dos planos Infinity
(pré-pago) e Liberty (pós-pago) fomentou o desenvolvimento de uma
comunidade de mais de 70 milhões de clientes. Para o Infinity, a
operadora integrou os serviços de SMS e internet em uma única oferta, o
Infinity Web+Torpedo, a R$ 0,75 ao dia.
A Claro lançou planos
pós-pagos com base no uso de internet e não mais de voz por minutos. O
cliente pode acessar um simulador e escolher o melhor plano para seu
perfil de uso. Os clientes pré-pagos acessam dados por R$0,50 por dia
Fonte: O Dia - Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário