O
número de tentativas de fraude contra consumidores cresceu 8,2% em
janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados
divulgados nesta terça-feira (25) pela Serasa. Foram 186.549 tentativas
de roubo de identidade – o equivalente a uma a cada 14,4 segundos no
país.
Nesse
tipo de ocorrência, dados pessoais são usados por criminosos para
firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a
intenção de não honrar os pagamentos.
A
telefonia respondeu por 84.310 registros, 45,2% do total de tentativas
de fraude realizadas em janeiro de 2014. O setor de serviços – que
inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral –
teve 51.517 registros, equivalente a 27,6% do total.
O
setor bancário é o terceiro do ranking de registros em janeiro de 2014,
com 33.734 tentativas, 18,1% do total. Já o segmento varejo teve 13.531
mil tentativas de fraude, registrando 7,3% das investidas contra o
consumido.
Segundo
a Serasa, entre as principais tentativas de golpe estão o uso de
identificação falsa ou roubada para solicitar um cartão de crédito,
fazer financiamento de eletrônicos, comprar celulares, abrir conta em
banco, comprar automóveis e abrir empresas.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário