A inadimplência segue estável no país, mas em patamar alto, aponta
pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pela Serasa Experian. Segundo
o estudo, 36,6% dos consumidores que estavam inadimplentes em 2012, mas
regularizaram suas pendências financeiras até o término do ano,
voltaram a dar calote em 2013.
A reincidência, porém, é a menor dos últimos três anos (38,9% em 2012 e 39,4% em 2011).
A reincidência, porém, é a menor dos últimos três anos (38,9% em 2012 e 39,4% em 2011).
Segundo a Serasa, do total de reincidentes em 2013, 27,1% tinham mais de cinco dívidas, contra 29,4% do ano anterior.
Em 2013, o número de novos endividade os no país ficou em 5,9 milhões, ante umsaldo de 6 milhões de inadimplentes em 2012.
"Apesar da queda da inadimplência no ano passado e no começo deste ano, continuamos com um patamar alto", afirmou Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. "Os agentes econômicos parecem ter se conformado com um padrão de inadimplência do consumidor em níveis elevados", acrescentou.
Em 2013, o número de novos endividade os no país ficou em 5,9 milhões, ante umsaldo de 6 milhões de inadimplentes em 2012.
"Apesar da queda da inadimplência no ano passado e no começo deste ano, continuamos com um patamar alto", afirmou Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. "Os agentes econômicos parecem ter se conformado com um padrão de inadimplência do consumidor em níveis elevados", acrescentou.
O levantamento mostra que mais
pessoas conseguiram limpar o nome em 2013. Do total de 23,5 milhões de
brasileiros que entraram na base da Serasa Experian no ano passado, 17,6
milhões de consumidores quitaram suas dívidas e limparam o nome,
aumento de 2,17% em relação a 2012.
Em 2012, 17,3 milhões limparam o nome, 1,88% a mais do que o montante de 2011 (16,9 milhões).
A Serasa promove nesta quinta e sexta um mutirão online para orientar gratuitamente consumidores que possuem dúvidas relacionadas à renegociação de dívidas e precisam de orientação financeira, através do site www.serasaconsumidor.com.br.
Em 2012, 17,3 milhões limparam o nome, 1,88% a mais do que o montante de 2011 (16,9 milhões).
A Serasa promove nesta quinta e sexta um mutirão online para orientar gratuitamente consumidores que possuem dúvidas relacionadas à renegociação de dívidas e precisam de orientação financeira, através do site www.serasaconsumidor.com.br.
Fonte: G2
Nenhum comentário:
Postar um comentário