Com o crescente aumento do acesso à rede mundial de computadores e a
popularização dos smartphones, os bancos estão investindo e aprimorando
cada vez mais os serviços de Internet Banking. Segundo os últimos
dados do Banco Central do Brasil, mais de 13 milhões de pessoas
utilizaram serviços bancários via Internet no ano de 2012.
A comodidade oferecida pelas transações via Internet tem tornado esse
tipo movimentação a preferida dos clientes, representando 39% do total
de transações bancárias, em 2012, segundo apresentação do presidente da
Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal , no 8º
Congresso de Meios de Pagamento (CMEP – SP).
Junto com o maior uso da Web crescem as notificações de tentativas de
fraude na rede que, em 2012, totalizaram 69.561 notificações, conforme
dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de
Segurança no Brasil (CERT.br). Esse número corresponde a um aumento de
72% em relação a 2011. Diante desse cenário, o Portal do Consumidor
listou 8 passos para você fazer transações online com mais segurança.
1. Instale um bom antivírus no computador ou outros equipamentos
eletrônicos e atualize-o com frequência para uma versão mais recente,
facilitando a identificação de possíveis vírus e/ou softwares
mal-intencionado.
2. Digite o endereço do site bancário diretamente no navegador Web.
Cuidado para não entrar em sites falsos do seu banco. Essa prática é
comum entre os golpistas.
Antes de acessar sua conta, verifique se o endereço do site começa com HTTPS (o S significa SEGURANÇA), dessa forma os seus dados estarão seguros. Outra forma de conferir se o site está protegido é verificar se ele possui o cadeado de segurança na barra de endereços, que garante que o site é 100% confiável.
Antes de acessar sua conta, verifique se o endereço do site começa com HTTPS (o S significa SEGURANÇA), dessa forma os seus dados estarão seguros. Outra forma de conferir se o site está protegido é verificar se ele possui o cadeado de segurança na barra de endereços, que garante que o site é 100% confiável.
Veja se seu banco oferece a opção de utilizar um endereço terminado
em “b.br”, pois além de ser exclusivo de instituições bancárias, também
oferecem recursos adicionais de segurança.
3. Instale o módulo de segurança
oferecido pelo seu banco. Hoje a maioria das instituições possui um
modulo/programa de segurança. Ao acessar sua conta online, o banco pede
que seja instalado o modulo para garantir a segurança dos dados, senhas
etc. Assim, antes de Instalar certifique-se de que o autor do módulo é
realmente a instituição em questão.
4. Habilite sua conta para fazer operações somente com o cartão de
segurança e/ou Token, aqueles chaveiros com códigos oferecidos por
alguns bancos. Habilitando esse serviço, o cliente só consegue fazer
transferências, pagamentos quando digitado o código que aparece no visor
do Token, ou na ordem numérica do cartão de segurança.
5. Não acesse computadores desconhecidos ou compartilhados por mais de uma pessoa como os de Lan House, por exemplo.
6. Evite usar redes Wi-Fi públicas;
7. Muito cuidado com e-mails falsos. É comum pessoas receberem
mensagens pedindo para fazer atualização de senha e cadastro, mas essa
prática não é comum dos bancos. A maioria não envia e-mails que demandem
esse tipo de operação. Caso desconfie de algo, ligue para a
instituição para verificar se ele realmente enviou algum e-mail ou
solicitação.
8. Se você acha que foi vítima de um golpe, procure imediatamente seu
banco para resolver o problema e tomar atitudes corretas, ou até mesmo
bloquear o acesso para proteger sua conta.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos – Febrabran, fazer
transações online é considerado seguro. Entretanto, a Federação lembra
que o comportamento do usuário é fundamental para garantir a segurança
no uso da Internet em transações bancárias. Assim, o consumidor deve
tomar as medidas de segurança listadas acima ao usar computadores,
smartphones e/ou outros equipamentos móveis para acessar suas contas,
aproveitando a comodidade do serviço com mais tranqüilidade.
Fonte: Blog do Consumidor
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