segunda-feira, 31 de março de 2014

Você é um superendividado?


O superendividamento é a situação da pessoa física de boa fé, que se vê impossibilitada de pagar com o seu rendimento mensal todas as suas dívidas, atuais e futuras, sem comprometer o próprio sustento ou de sua família.
Para saber se você esta nesta situação, responda o teste abaixo:
(    ) Minhas dívidas equivalem a mais de 50% do que ganho.
(    ) Preciso trabalhar mais para pagar minhas dívidas no final do mês.
(    ) Meu salário termina antes do final do mês.
(    ) Minhas dívidas estão sendo causa de desavença familiar
(    ) Não consigo pagar em dia as contas de luz, água, alimentação, aluguel  e/ou condomínio.
(    ) Tenho sofrido de depressão em razão das dívidas.
(    ) Meu nome está registrado em cadastros, tais como SCPC, SERASA, CCF.
(    ) Tenho atrasado o pagamento das minhas obrigações.
(    ) Já pedi dinheiro emprestado a familiar ou a um amigo para pagar minhas obrigações.
(     ) Minha família não tem conhecimento de minhas dificuldades.
O que fazer?
Se você for pessoa física e estiver passando por algumas das situações previstas no teste, pare imediatamente de fazer novas dívidas para quitar outras e busque orientação financeira especializada.  Pense no que pode ter feito você chegar a esse ponto e no que pode fazer para eliminar o problema. Você precisa  de foco, organização e planejamento.
É totalmente possível readquirir o controle financeiro, mas é preciso ter paciência. Portanto não se desespere! O Programa de Apoio ao Superendividado – PAS, realizado pelo  Procon-SP, em parceria  com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo pode auxiliá-lo a sair dessa situação.
Veja mais e saiba como participar aqui.
Fonte: Procon SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário