Depois de uma acentuada queda em janeiro, o número de reclamações contra bancos subiu em fevereiro. De acordo com levantamento do Banco Central (BC), foram registradas 2.384 reclamações procedentes no mês passado, com uma alta de 9,61% sobre janeiro, quando as queixas tinham caído 13%.
Em fevereiro de 2013, tinham sido registradas 1.777 reclamações.
Para montar o ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes --aquelas que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC-- dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.
Santander lidera em reclamações, seguido por HSBC e Banrisul
Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, o Santander Brasil manteve a liderança no número de queixas.
O Santander teve 431 reclamações procedentes no mês passado e contava com 23.166 milhões de clientes sob o FGC. Com isso, seu índice foi de 1,86, avançando de 1,64 em janeiro.
Em nota, o Santander afirmou que o banco "tem trabalhado intensamente na revisão completa dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação dos consumidores. O banco tem um programa de investimento permanente no sentido de melhorar a experiência dos consumidores com a instituição."
O HSBC manteve-se na segunda colocação, com índice de 1,66. O banco teve 98 reclamações divididas entre 5.885 milhões de clientes. Em nota, o banco disse "que sempre avalia o mérito de todas as demandas, independentemente de serem procedentes ou não, bem como de todos os registros nos canais do Banco, tais como SAC e Ouvidoria, e utiliza esses levantamentos para aprimorar o atendimento aos consumidores, clientes e usuários de seus produtos e serviços".
O Banrisul assumiu o terceiro lugar, que era do Itaú em janeiro, ao apresentar índice de 1,42. Foram computadas 33 reclamações para um universo de 2.323 milhões de correntistas.
Em nota, o banco gaúcho afirmou que "as reclamações registradas no Banco Central são tratadas individualmente e os processos do banco são revisados continuamente com o objetivo de implantar as melhorias e adequações necessárias para aperfeiçoar o atendimento aos nossos clientes. Quanto ao ranking do mês de fevereiro, foi motivado por um problema pontual no sistema, que já foi solucionado."
Depois de três meses na quinta colocação, a Caixa subiu para o quarto lugar, tomando a posição que era do Banco do Brasil em janeiro. O banco estatal teve índice de 1,27, resultado de 702 reclamações procedentes para 55.060 milhões de clientes. De acordo com a assessoria do banco, a Caixa tem "tem investido em expansão da rede, contratação de empregados, capacitação e soluções tecnológicas para promover a qualificação do atendimento bancário em respeito aos direitos do consumidor".
Encerrando o "top five" está o Bradesco, com índice de 1,08. Foram 380 reclamações para 34.931 milhões de correntistas.
Maior reclamação é contra débitos não autorizados
No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 379 ocorrências. Nesse caso, o Santander é líder, com 97 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (79) e Caixa (73).
O segundo maior número de reclamações refere-se à cobrança irregular por serviços não contratados e teve 227 reclamações, com liderança da Caixa (92 ocorrências), seguida por Banco do Brasil (53) e Bradesco (33).
A prestação do serviço de conta salário de forma irregular foi a terceira maior fonte de reclamação, com 193 ocorrências. Santander é líder novamente, com 70 queixas, Banco do Brasil fica em segundo com 40 casos e Bradesco com 22.
Em nota, o Banco do Brasil afirmou que "aproveita as manifestações de seus clientes e usuários para melhorar seus produtos, serviços e o atendimento e, com isso reduzir a quantidade de reclamações".
"Quanto ao tema 'Débitos Não Autorizados' e 'Cobrança Irregular', o BB, desde Dezembro de 2013, vem apresentado contínua evolução e já reduziu em 34% a quantidade desses tipos de reclamação no Banco Central", afirmou a instituição financeira em nota.
Entre bancos menores, BNP Paribas lidera em queixas
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o BNP Paribas aparece na liderança pelo segundo mês, com índice de 1.398 (foram 27 reclamações para 1.930 clientes sob o FGC). O Banco BMG permanece na segunda colocação, com índice de 1.260, seguido por Bonsucesso, PanAmericano e J.Malucelli.
Entre as administradoras de consórcio, o BC computou oito reclamações no mês passado, contra 12 em janeiro.
Fonte: Uol
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