sexta-feira, 14 de março de 2014

Procon Municipal dá dicas para compras pela internet no Dia do Consumidor

Consumidores devem ficar atentos na hora de efetuar compras pela internet
A facilidade e a praticidade para efetuar compras de produtos e serviços pela internet fizeram com que os órgãos de defesa do consumidor se adaptassem à era digital, já que cresceu o número de reclamações contra sites e ofertas virtuais. Tanto é que o tema deste ano do Dia Mundial do Consumidor, celebrado neste sábado (15), é "Proteção na Era Digital".
Diante dessa tendência, o Procon Municipal dá dicas para o consumidor não ter dor de cabeça. Em 2013, o Procon de Vitória registrou 791 atendimentos relacionados ao uso da internet. Desses, 590 eram relacionados a compras. Entre os problemas mais frequentes, estavam a não entrega ou demora no recebimento do produto, entrega de mercadoria diferente do pedido, a venda enganosa e reclamações contra sites de compra coletiva.
O subsecretário de Cidadania da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Sandro Parrini, ressalta a importância de pesquisar a confiabilidade da empresa antes de efetuar a compra. "É preciso ficar atento às ofertas muito atrativas, pois pode ser golpe. Antes da compra, é preciso verificar se a empresa apresenta muitas reclamações nos órgãos do consumidor. É válido também conversar com pessoas que já compraram naquele site e ver se a empresa cumpre o que promete, seja com prazos ou qualidade do produto", orienta.
O subsecretário destaca a importância da temática, tendo em vista o crescente número de reclamações registradas nos órgãos de defesa do consumidor contra sites de compras. "O advento das novas tecnologias facilitou a vida dos consumidores na medida em que permite que eles comparem preços e façam sua compra sem precisar ir até uma loja física. Contudo, a prestação de serviço nesta área ainda é muito ruim, gerando conflitos de consumo e aumentando o número de reclamações nos Procons", disse.
Sandro concluiu: "Atualmente, cerca de 75 milhões de pessoas no Brasil têm acesso à internet. É fundamental cobrar um serviço de mais qualidade, pois o crescimento de compras pela internet é uma forte tendência", destaca Parrini.
Dicas para comprar pela internet de forma mais segura
Antes da compra:
- Verifique se a empresa possui um endereço comercial físico
- O endereço da loja virtual deve começar com https://
- Verifique se a empreas possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas)
- Caso tenha dúvidas sobre sua idoneidade, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que deve ser disponibilizado no site da empresa, e solicite os dados cadastrais do comércio virtual
- Consulte junto ao Procon a existência de reclamações contra o site que pretende comprar. Também é possível verificar na Junta Comercial do Estado e buscar informações em sites de reclamações, como o Reclame Aqui. As redes sociais também podemser uma aliada.
- Nas compras com cartão de crédito, verifique se o site possui dados blindados, que é mostrado por meio de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. Isso garante que se trata de um ambiente seguro
- Nos sites de compra coletiva, fique atento aos prazos e regras de utlização do produto ou serviço, que muitas vezes aparece em letras pequenas.
Após a compra
- Ao finalizar a compra, a loja deve enviar por e-mail um comprovante da compra, com dados do número do pedido, descrição dos itens comprados e prazo de entrega
- Imprima o comprovante e guarde até o recebimento do produto. Em caso de atraso ou produto não entregue, o documento pode ser utilizado para abrir a reclamação junto ao Procon
- Nas compras pela internet, o consumidor tem garantido o direito à devolução do produto em até sete dias úteis caso não fique satisfeito com a mercadoria.
Fonte: Procon de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário