O Inmetro comemora o Dia do Consumidor lançando, em parceria com a
Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior (MDIC), consulta pública sobre a
metodologia de avaliação de serviços do Programa de Excelência em
Serviços (Servir). O aplicativo, desenvolvido para smartphones, visa
identificar os estabelecimentos comerciais que oferecem os melhores
serviços, a partir de um conjunto de critérios que poderão ser avaliados
em uma escala que vai de E a A, onde E é o menor valor e A, o maior.
Esta é a primeira vez que agentes da população são qualificados para
fiscalizar, simbolizando o reconhecimento pelo Inmetro de que o
consumidor é indutor do processo de melhoria da qualidade não só dos
produtos, mas também de serviços.
A sociedade terá 15 dias para apresentar sugestões e críticas relativas aos textos propostos na Portaria Inmetro nº 112, assinada em 14/03/2014.
A sociedade terá 15 dias para apresentar sugestões e críticas relativas aos textos propostos na Portaria Inmetro nº 112, assinada em 14/03/2014.
No projeto
piloto, o Servir será dedicado exclusivamente à avaliação dos serviços
prestados pelo setor supermercadista, com a observância dos seguintes
requisitos: Acessibilidade; Atendimento; Rapidez; Instalações e
Variedade. Os demais segmentos do setor terciário passarão a ser
avaliados em fases seguintes. Nesta etapa inicial estão envolvidos
aproximadamente 200 avaliadores, do MDIC e do Inmetro. O próximo passo
será a capacitação de consumidores voluntários, que farão um curso via
internet para se habilitar na condição de avaliador do Programa.
A
criação do Sistema Servir está contemplado em projetos e ações
alinhados ao Plano Brasil Maior – PBM, política industrial, tecnológica e
de comércio exterior, no âmbito das iniciativas previstas na agenda
setorial do Bloco 5 (Comércio, Serviços e Serviços Logísticos), no qual a
SCS/MDIC tem a prerrogativa de coordenar o citado Bloco Setorial.
Cabe
enfatizar que diante do crescimento expressivo da massa de consumidores
no País, é necessária a valorização das relações de consumo, não só
pela ótica da proteção do consumidor, como também pela indução do setor
produtivo na adoção de medidas que fortaleçam a confiabilidade,
qualidade e a segurança nas relações com os consumidores.
O
Sistema Servir pretende contribuir para identificação e disseminação de
boas práticas de atendimento, por meio de metodologia e critérios
pré-estabelecidos para cada segmento alvo. O Sistema permitirá que os
estabelecimentos comerciais sejam identificados e avaliados pelo seu
padrão de qualidade na oferta de serviços, incentivando-os,
constantemente, na busca da excelência no atendimento ao consumidor, bem
como na disseminação de boas práticas adotadas pelas empresas
brasileiras do setor terciário.
O texto da Portaria (Inmetro/MDIC
n. 112) encontra-se disponível no endereço:www.inmetro.gov.br. Sugestões
e críticas podem ser enviadas no formato da planilha modelo, contida na
página www.inmetro.gov.br/legislacao/,
preferencialmente em meio eletrônico, para o seguinte
endereço:diape@inmetro.gov.br, ou ainda por carta, para a Divisão de
Articulação Externa e Desenvolvimento de Projetos Especiais – Diape. Rua
da Estrela n.º 67 - 4º andar – Rio Comprido. CEP 20.251-900 – Rio de
Janeiro – RJ.
Entenda mais sobre o Servir
- Qualquer consumidor pode participar, desde que se submeta ao treinamento.
-
O consumidor credenciado entra no supermercado e indica o endereço do
estabelecimento no seu smartphone. A partir daí, ele avalia cada item,
detalhando seus atributos.
- A avaliação do estabelecimento estará disponível. Basta que o usuário faça uma busca no aplicativo.
- Os estabelecimentos são avaliados em uma escala que vai de E a A, onde E é o menor valor.
Fonte: Inmetro
Nenhum comentário:
Postar um comentário