quinta-feira, 27 de março de 2014

Consignado impulsiona alta do crédito ao consumidor em fevereiro, diz CNC

Consignado impulsiona alta do crédito ao consumidor em fevereiro, diz CNCLevantamento do Banco Central do Brasil divulgado nesta quarta-feira (26) aponta que a média diária de concessão de recursos destinados às pessoas físicas cresceu 3,6% em fevereiro na comparação com o mês anterior, já computados os ajustes sazonais.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o aumento ocorreu principalmente pelo crescimento de 23,3% do crédito consignado - linha de empréstimo que desconta direto da folha de pagamento.
Quando comparadas a fevereiro de 2013, as concessões registram expansão de 14,2%, com destaque para o crédito consignado, que teve crescimento de 27,9%, e para os recursos do cartão de crédito, que cresceu 15,8%. 
Em relação às perspectivas para o ano, a CNC estima que o crédito ao consumidor deverá fechar o período com crescimento nominal de 9% sobre 2013, com taxas de juros ao tomador atingindo 39,9% ao ano, observadas a atual previsão de evolução do PIB em 2014 de 1,7% e as expectativas da taxa básica de juros para dezembro do corrente ano, de 11% ao ano
“Apesar do crescimento de 9% previsto para este ano, descontada a inflação, o crédito ao consumidor deve crescer menos que no ano passado”, diz Fabio Bentes, economista da CNC.
A entidade projeta ainda que, conforme as previsões de variação do crédito às empresas de 2,5% e dos recursos direcionados para este ano, a relação crédito/PIB deverá encerrar 2014 em 57,3% - 1,5 ponto percentual maior que o atual índice de 55,8%.
Fonte: MSN.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário