quarta-feira, 26 de março de 2014

Confiança do consumidor cresce em março, diz FGV

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) teve um pequeno avanço de 0,1% em março em relação a fevereiro, após três meses de queda, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quarta-feira (26).
Segundo o relatório, o ICC passou de 107,1 para 107,2 pontos. Apesar do avanço, o índice continua abaixo da média histórica, de 116,3 pontos, pelo 14º mês seguido — em relação a março do ano passado, a queda neste mês foi de 5,9%.
O ligeiro aumento da expectativa do consumidor em março ocorreu devido a sua melhor avaliação do momento presente, segundo a Fipe: o ISA (Índice da Situação Atual) avançou 1,3% após registra quedas de 6,1% nos três meses anteriores.
Apesar disso, o pessimismo em relação ao futuro continua. O IE (Índice de Expectativas) recuou pelo quarto mês seguido, em 0,5%, para 104,0 pontos, o que representa o nível mais baixo desde maio de 2011 (103,9).
O grau de satisfação dos consumidores com a situação econômica geral, por sua vez, teve uma leve melhora em março: a proporção de consumidores que avaliam a situação como boa aumentou de 15,2% para 15,6%, enquanto a dos que a julgam ruim diminuiu de 41,0% para 39,5%.
Em relação às expectativas para os próximos meses, o indicador que mede o grau de otimismo caiu para 98,4 pontos, o menor nível desde março de 2009 (95,9). Enquanto a porcentagem de consumidores que vislumbram melhora caiu de 26,0% para 25,0%; a dos que preveem piora subiu de 26,5% para 26,6%.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada a partir de uma amostra com cerca de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de março de 2014 foi realizada entre os dias 28 de fevereiro a 21 de março.
Fonte: R7

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