quarta-feira, 25 de março de 2015

A importância da rotulagem nos produtos importados


Image result for A importância da rotulagem nos produtos importadosRecentemente fiz uma pequena pesquisa sobre o comportamento do consumidor em relação a rotulagem dos produtos e os resultados não me impressionaram. Nessa pesquisa, 84% das pessoas afirmaram que leem as informações que estão descritas nas etiquetas dos produtos, 92% não guardam as etiquetas e tags das roupas e 64% não verificam se o produto que estão comprando é certificado pelo Inmetro.
Enquanto consumidor, os importadores podem ter o mesmo comportamento, mas enquanto empresários, é fundamental atentar para a rotulagem do produto, pois isso pode evitar problemas, tanto com os órgãos fiscalizadores, quanto com os consumidores.
Antes de mais nada, é necessário salientar que a legislação sobre o assunto não é única ou consolidada e, dependendo do produto a ser importado, há diferentes informações exigidas na rotulagem e, também, regulamentos próprios dos órgãos reguladores (ex.: vestuário e alimentos).
O último estudo da CNI aponta 22% de participação das importações no consumo nacional, assim, não é raro encontrar produtos importados disponíveis no mercado e, muitas vezes, sem as informações básicas colocadas no rótulo ou até mesmo dados não totalmente traduzidos para o português (o que vai contra a legislação vigente).
Dentre as informações básicas que devem constar na rotulagem, podemos citar: dados do importador, contato do SAC, país de origem, composição, tamanho, peso líquido, validade do produto e instruções de utilização/consumo (estas devem informar o consumidor de forma a evitar acidentes ou problemas com o produto).
Falei acima só das informações básicas, pois não haveria como listar todas aqui (por conta da complexidade e variedade de produtos importados), por isso a necessidade de muita pesquisa ou contratação de empresas especializadas no assunto.
Além disso, cada vez mais os consumidores estão atentos aos rótulos e, um bom exemplo da força do consumidor é o Movimento Põe no Rótulo, que está atuando junto à Anvisa para estabelecer melhor os parâmetros para rotulagem dos produtos com ingredientes alergênicos (glúten, crustáceos, ovo, peixe, amendoim, leite, soja, castanhas em geral, nozes, sulfitos, etc.). A Anvisa, inclusive, já finalizou a consulta pública para estabelecer um novo Regulamento.
Enfim, informar bem o público, quanto ao produto e sua utilização, cumpre a legislação vigente, evita problemas e multas dos órgãos fiscalizadores e diminui o risco de descontentamento do consumidor com o produto.
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário