
No
começo da nossa história, nenhuma instituição monetária respondia aos
seus consumidores. Em algum momento, ainda bem, isso mudou e o resultado
dessa mudança foi positivo para todas as partes envolvidas: consumidor
que passou a ter seus problemas solucionados, banco que conseguiu
reverter consumidores descontentes em felizes e por fim o Reclame AQUI que conseguiu ajudar ambas as partes a se entenderem! Vitória de todos nós!
2013: 1º Santander; 2º Itaú; 3º Banco do Brasil
Em 2013 a situação era a seguinte: Santander despontando
com 13.141 queixas recebidas ao longo de um ano (atendeu a 100% das
solicitações com um índice de solução de 66,6%, 40% deles voltariam a
fazer negócios). O Itaú esteve
em segundo lugar com 12.947 reclamações (atendeu todas as queixas com
um índice de solução de 74,4%, 56,1% voltaria a fazer negócios) no mesmo
período. Já o Banco do Brasil
ficou na terceira posição, com reputação “regular” a empresa teve
12.039 queixas recebidas, atendendo 100% delas com um índice de solução
de 65,4%, deixando metade, 50,9% deles a concluírem que voltariam a
fazer negócios com a empresa.
O Bradesco ficou
em quarto lugar, pois em 2013 recebeu 9.768 (atendeu 100% da demanda
com índice de solução de 71,3%, 50,1% deles voltaria a fazer negócios
com a empresa). As quatro referidas instituições tinham reputação “não
recomendada” na época. Em último lugar ficou a Caixa Econômica Federal
com reputação “não recomendada”, a empresa recebeu 4.720 queixas, na
época atendeu (tentou, né?) 0,2% delas com índice de solução de 0%.
2014: 1º Itaú; 2º Santander; 3º Banco do Brasil
Em
2014 o ranking ficou organizado assim: com reputação “ótimo” a
instituição campeã de reclamações foi Itaú, que recebeu no período de um
ano 14.765 queixas, atendeu a todas elas com um índice de solução de
89,7%, levando 74,7% a concluírem que voltariam a fazer negócios com a
empresa. A segunda empresa mais reclamada foi o Santander, naquela
altura com reputação “bom”, atendeu 100% das 13.852 queixas recebidas.
Seu índice de solução era de 80,4% e 54,6% deles voltariam a fazer
negócios com a empresa. Em terceiro lugar ficou o Banco do Brasil,
“regular” é a reputação que ela alcançou ao longo de 2014, quando
atendeu a 100% das 13.510 queixas recebidas com um índice de solução de
65,4%. 50,9% dos seus consumidores voltariam a fazer negócios com a
empresa.
A quarta posição foi ocupada pela Caixa Econômica Federal
que recebeu 9.853 queixas e não atendeu a nenhuma. Em último lugar
apareceu o banco Bradesco, com 7.907 queixas atendidas com 91,05% de
índice de solução, o que levou 74,5% dos seus consumidores a cogitarem
voltar a fazer negócios com a empresa.
Últimos 6 meses: 1º Banco do Brasil; 2º Itaú; 3º Santander
Desta
vez o pódio ficou arranjado desta forma: a líder de reclamações
recebidas foi Banco do Brasil que nos últimos seis meses tem reputação
“regular”, pois atende a 100% das queixas relatadas por seus
consumidores – 7.496 – com um índice de solução de 72,7%, o que leva
58,6% deles a cogitarem voltar a fazer negócios com a empresa.
Em segundo lugar, graças ao montante de queixas recebidas, é o Itaú que tem como reputação “RA 1000”,
já que atende 99,8% das 7.288 queixas recebidas com um índice de
solução de 92,6%, 78,9% deles voltariam a fazer negócios com a empresa.
O
terceiro lugar do ranking é ocupado pelo Santander, que conquistou a
reputação “bom”, já que atende a 99,4% - 6.961 – seu índice de solução é
83,5%, levando 59,5% deles a acreditarem que vão voltar a fazer
negócios com a empresa.
Outra empresa com reputação “RA 100”, em
quarto lugar ficou o banco Bradesco, que atende a 100% dos seus
consumidores nos últimos seis meses, o que significam 5.155 reclamações
atendidas com um índice de solução de 91,9%, 77,1% deles alega que
voltaria a fazer negócios com a instituição.
O quinto lugar foi
ocupado pela Caixa Econômica Federal que não atendeu nenhuma das 4.692
queixas encaminhadas à empresa nos últimos seis meses. Em sexto lugar,
com reputação “ruim” ficou o HSBC que apesar de não ter aparecido no
ranking de 2013, atendeu a 99,7% das 1.736 queixas recebidas nos últimos
seis meses com um índice de solução de 62,6%. Apenas 36,7% dos seus
consumidores voltariam a fazer negócios com a empresa.
Para o Itaú, a chave foi entender seu consumidor
Para
Sandra Regina Linhares, gerente de atendimento do Itaú, o mais
trabalhoso foi entender a diversidade da demanda, dada a imensa gama de
produtos oferecidos pelo banco, o que é um indicador da complexidade na
hora de prestar o atendimento. Para a gerente de atendimento, o desafio
foi treinar o pessoal a atender a demanda que eles sabem que existe (e a
que eles não sabem também!), “o maior desafio que a gente enfrentou foi
atender com maestria a gama de produtos. E mais que isso, nosso
consumidor traz outras demandas além daquelas que a gente espera”.
O
progresso tão desejado veio através de muita luta “devagar, a cada
passo, é uma caminhada longa, que a gente vem conquistando”, comemorou
Linhares.
Fonte: Reclame Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário