Tem conta em banco? Está feliz com o atendimento do seu banco? Ou
está se coçando para mudar? Preparamos um ranking que mostra a evolução
que os bancos viveram ao longo dos anos. Os números comparam os anos de
2013, 2014, além dos período mais recente do Reclame AQUI, os últimos seis meses.
No
começo da nossa história, nenhuma instituição monetária respondia aos
seus consumidores. Em algum momento, ainda bem, isso mudou e o resultado
dessa mudança foi positivo para todas as partes envolvidas: consumidor
que passou a ter seus problemas solucionados, banco que conseguiu
reverter consumidores descontentes em felizes e por fim o Reclame AQUI que conseguiu ajudar ambas as partes a se entenderem! Vitória de todos nós!
2013: 1º Santander; 2º Itaú; 3º Banco do Brasil
Em 2013 a situação era a seguinte: Santander despontando
com 13.141 queixas recebidas ao longo de um ano (atendeu a 100% das
solicitações com um índice de solução de 66,6%, 40% deles voltariam a
fazer negócios). O Itaú esteve
em segundo lugar com 12.947 reclamações (atendeu todas as queixas com
um índice de solução de 74,4%, 56,1% voltaria a fazer negócios) no mesmo
período. Já o Banco do Brasil
ficou na terceira posição, com reputação “regular” a empresa teve
12.039 queixas recebidas, atendendo 100% delas com um índice de solução
de 65,4%, deixando metade, 50,9% deles a concluírem que voltariam a
fazer negócios com a empresa.
O Bradesco ficou
em quarto lugar, pois em 2013 recebeu 9.768 (atendeu 100% da demanda
com índice de solução de 71,3%, 50,1% deles voltaria a fazer negócios
com a empresa). As quatro referidas instituições tinham reputação “não
recomendada” na época. Em último lugar ficou a Caixa Econômica Federal
com reputação “não recomendada”, a empresa recebeu 4.720 queixas, na
época atendeu (tentou, né?) 0,2% delas com índice de solução de 0%.
2014: 1º Itaú; 2º Santander; 3º Banco do Brasil
Em
2014 o ranking ficou organizado assim: com reputação “ótimo” a
instituição campeã de reclamações foi Itaú, que recebeu no período de um
ano 14.765 queixas, atendeu a todas elas com um índice de solução de
89,7%, levando 74,7% a concluírem que voltariam a fazer negócios com a
empresa. A segunda empresa mais reclamada foi o Santander, naquela
altura com reputação “bom”, atendeu 100% das 13.852 queixas recebidas.
Seu índice de solução era de 80,4% e 54,6% deles voltariam a fazer
negócios com a empresa. Em terceiro lugar ficou o Banco do Brasil,
“regular” é a reputação que ela alcançou ao longo de 2014, quando
atendeu a 100% das 13.510 queixas recebidas com um índice de solução de
65,4%. 50,9% dos seus consumidores voltariam a fazer negócios com a
empresa.
A quarta posição foi ocupada pela Caixa Econômica Federal
que recebeu 9.853 queixas e não atendeu a nenhuma. Em último lugar
apareceu o banco Bradesco, com 7.907 queixas atendidas com 91,05% de
índice de solução, o que levou 74,5% dos seus consumidores a cogitarem
voltar a fazer negócios com a empresa.
Últimos 6 meses: 1º Banco do Brasil; 2º Itaú; 3º Santander
Desta
vez o pódio ficou arranjado desta forma: a líder de reclamações
recebidas foi Banco do Brasil que nos últimos seis meses tem reputação
“regular”, pois atende a 100% das queixas relatadas por seus
consumidores – 7.496 – com um índice de solução de 72,7%, o que leva
58,6% deles a cogitarem voltar a fazer negócios com a empresa.
Em segundo lugar, graças ao montante de queixas recebidas, é o Itaú que tem como reputação “RA 1000”,
já que atende 99,8% das 7.288 queixas recebidas com um índice de
solução de 92,6%, 78,9% deles voltariam a fazer negócios com a empresa.
O
terceiro lugar do ranking é ocupado pelo Santander, que conquistou a
reputação “bom”, já que atende a 99,4% - 6.961 – seu índice de solução é
83,5%, levando 59,5% deles a acreditarem que vão voltar a fazer
negócios com a empresa.
Outra empresa com reputação “RA 100”, em
quarto lugar ficou o banco Bradesco, que atende a 100% dos seus
consumidores nos últimos seis meses, o que significam 5.155 reclamações
atendidas com um índice de solução de 91,9%, 77,1% deles alega que
voltaria a fazer negócios com a instituição.
O quinto lugar foi
ocupado pela Caixa Econômica Federal que não atendeu nenhuma das 4.692
queixas encaminhadas à empresa nos últimos seis meses. Em sexto lugar,
com reputação “ruim” ficou o HSBC que apesar de não ter aparecido no
ranking de 2013, atendeu a 99,7% das 1.736 queixas recebidas nos últimos
seis meses com um índice de solução de 62,6%. Apenas 36,7% dos seus
consumidores voltariam a fazer negócios com a empresa.
Para o Itaú, a chave foi entender seu consumidor
Para
Sandra Regina Linhares, gerente de atendimento do Itaú, o mais
trabalhoso foi entender a diversidade da demanda, dada a imensa gama de
produtos oferecidos pelo banco, o que é um indicador da complexidade na
hora de prestar o atendimento. Para a gerente de atendimento, o desafio
foi treinar o pessoal a atender a demanda que eles sabem que existe (e a
que eles não sabem também!), “o maior desafio que a gente enfrentou foi
atender com maestria a gama de produtos. E mais que isso, nosso
consumidor traz outras demandas além daquelas que a gente espera”.
O
progresso tão desejado veio através de muita luta “devagar, a cada
passo, é uma caminhada longa, que a gente vem conquistando”, comemorou
Linhares.
Fonte: Reclame Aqui
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