quarta-feira, 25 de março de 2015

Os cuidados que se deve ter na hora de comprar no e-commerce

InfoMoney (Getty Images)
O consumo dos brasileiros está se voltando cada vez mais para o comércio eletrônico. Dados da E-bit mostram que o setor movimentou R$ 35,8 bilhões em 2014, crescendo, nominalmente, 24%, em relação a 2013, quando o faturamento chegou a R$ 28,8 bilhões.
Ao todo, foram mais de 51,5 milhões de consumidores únicos, sendo 10,2 milhões de novos entrantes ao longo do ano e mais de 103,4 milhões de pedidos realizados, a um tíquete médio de R$ 347. Mesmo com a retração da economia, o ano de 2015promete um crescimento nominal de 20%, atingindo faturamento estimado de R$ 43 bilhões.
Apesar de o e-commerce ter suas vantagens, como facilidade em encontrar produtos, pesquisar e comparar preços com mais eficiência e tudo isso sem precisar sair de casa, o consumidor precisa estar atento com os seus direitos e proteger os seus dados para não correr o risco de sofrer fraudes.
Segundo o diretor da Site Sustentável, Eduardo Macedo, antes de sair comprando em qualquer site, o consumidor deve verificar  se a loja online possui selos de segurança, com o Certificado Digital SSL. Para verificar isso, basta ver se aparece um cadeado verde ou https na barra de navegação. Os selos de segurança garantem que os dados do comprador estão criptografados e não poderão ser roubados.
Outra orientação é chegar os sites de reclamações. “Os sites fraudadores, geralmente, têm muitas reclamações de clientes”, afirma Macedo. Entre esses portais estão o ReclameAqui,  o Denuncio e o Reclamão; além disso, o Procon possui uma “lista negra” do e-commerce com 463 endereços de lojas online não confiáveis, algumas delas até já não estão mais no ar.
Confira também se o antivírus do computador está atualizado e evite realizar compras de computadores de outras pessoas ou compartilhado, como de lan houses e cybercafés – o aparelho pode estar programado para salvar dados dos usuários.
O diretor ainda ressalta que o consumidor deve desconfiar de preços fora do padrão. “Um anúncio de um iPhone sendo vendido por R$ 49 muito provavelmente é golpe. Tome cuidado também com links de e-mail”, afirma.
Já o Procon lembra que é importante procurar no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail, para caso aconteça algum problema.
Evite comprar em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário ou depósito em conta e imprima ou salve todos os documentos que provem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, entre outros).
Os direitos de compras na web são as mesmas em lojas físicas, com uma única diferença: o código de defesa do consumidor garante o prazo para devolução de sete dias para o arrependimento do consumidor, portanto dentro deste prazo, o produto pode ser devolvido.
Fonte: MSN

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