De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a
empresa é obrigada a descontar da assinatura o valor proporcional ao
número de horas ou fração superior a 30 minutos, em caso de interrupção
ou diminuição da qualidade de serviço. Ela esclarece que o desconto
deverá ser efetuado no próximo documento de cobrança ou por algum outro
meio indicado pelo assinante, sem a necessidade de um contato prévio do
cliente.
As pessoas que tiverem sua conexão interrompida devido à
manutenção também têm direito a receber ressarcimento, além de terem que
ser avisados com antecedência de uma semana. O abatimento deve ser
feito no valor da assinatura à razão de 1/30 por dia, e frações
superiores a quatro horas sem serviço devem ser consideradas como um dia
completo.
Consumidores pedem desconto na fatura
Um
consumidor de Curitiba (PR) registrou no Reclame AQUI sua total
insatisfação com o serviço de internet da GVT, que possui reputação “não
recomendado” no site. “A internet caiu e o sinal não volta de jeito
nenhum. Demora de 3 dias para marcar visita do técnico... Se um problema
acontece, deveria ser resolvido no mesmo dia!”.
Outro caso
ocorreu com a empresa NET, que tem reputação “bom” no site. A reclamação
de um consumidor de Goiânia (GO) informa que houve ausência de sinal
durante 3 dias, não sendo a primeira vez desse tipo de ocorrência. “Em
todas as ocasiões, fui obrigado a usar os créditos do celular para ligar
para a central de atendimento e ouvir a mesma resposta: “Precisamos
atualizar seu modem e a internet voltará a funcionar em 24h””. Ele
relata que o tratamento correto seria a atualização preventiva do modem,
e não somente após as reclamações.
Ambos os reclamantes pediram,
de acordo com seus diretos, o desconto na fatura referente aos dias que
ficaram impossibilitados de usar o serviço.
Defesa das empresas
Procuradas
pela reportagem da equipe Mundo Bit, as empresas se pronunciaram. A GVT
relatou que trabalha permanentemente para garantir a qualidade dos
serviços e monitora de forma contínua sua rede. A companhia afirmou que
está alinhada com os regulamentos da Anatel, praticando ressarcimentos
quando aplicáveis. A NET afirmou que também está de acordo com a Anatel,
e cumpre todas as determinações legais.
Fonte: Mundo Bit
Nenhum comentário:
Postar um comentário